Contador de visitas

sexta-feira, 29 de julho de 2011


Nem aí para a vontade dos cuiabanos
"Ajojado" até o útero com a Máfia do Transporte Coletivo, prefeito Chico Galindo dá sinais que lutará "até a morte" contra implantação do VLT em Cuiabá!


O prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) buscou a imprensa hoje (29) para afirmar que não tem conhecimento sobre o projeto do metrô de superfície (VLT), a ser implementado para a Copa de 2014, e que se depender da sua vontade vencerá o BRT, "que fiquei sabendo (disse ele) já tem financiamento garantido do governo federal". O modal é defendido pelo presidente da Agecopa, Eder Moraes e lideranças políticas como o presidente da Assembleia José Riva (PP). “Minha preocupação é com o fato de ninguém ter me apresentado o projeto do VLT”, frisou Galindo. “Tem subsídio ou não? Qual é o valor? Eu estaria mentindo se já tivesse uma definição, sem conhecer”, bombardeou o prefeito, deixando clara sua posição a favor do BRT e da máfia que domina o transporte coletivo em Mato Grosso e no País. E foi cruel ao finalizar: “Quem tem a concessão é a prefeitura. O governo não pode decidir o assunto".
Mistério na Capital
Quem está financiando campanha desmoralizatória contra Sérgio Ricardo?

(Ely Santantonio)

Muito misteriosa a forma de como todas as baterias estão voltadas contra o deputado Sérgio Ricardo(PR), seja através de denúncias no TRE-MT ou em escândalo envolvendo a defensoria pública de Mato Grosso. Na hora de denunciar a maior parte dos principais veículos de comunicação do Estado estampa manchetes. No entanto, notas de exclarecimentos do parlamentar deixam de receber o mesmo destaque, ou simplesmente vem sendo ignoradas. Exceção do jornal A Gazeta, não se viu nenhum contraponto em qualquer outro site, blog ou jornal. E tudo fica mais misterioso ainda quando se tem conhecimento que pesquisas encomendadas para prefeito da Capital, em 2o12, já apontam o parlamentar na liderança, alguns pontos a frente do até então favorito absoluto, empresário Mauro Mendes (PSB).
Execução de Auro Ida repercurte no exterior e UNESCO cobra elucidação do caso


O assassinato do jornalista Auro Ida ganhou repercussão internacional e foi condenado, nesta sexta-feira (28), pela diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova. 'O uso da violência para impedir os jornalistas do exercício do direito humano fundamental à liberdade de expressão é inaceitável', declarou em comunicado a máxima responsável da Unesco.

No comunicado, destacam que Auro Ida, morto com seis tiros no dia 22 de julho em Cuiabá, era jornalista político, fundador do site 'Midia News' e colunista do site 'Olhar Direto'. O repórter de 53 anos também tinha trabalhado para o jornal 'A Gazeta' e como secretário de comunicação de Cuiabá. 'É essencial que as autoridades levem à justiça os culpados por este crime', ressaltou a diretora-geral da Unesco. O jornalista, que já havia recebido ameaças de morte, investigava casos de corrupção entre os políticos locais. Ida é o quarto jornalista assassinado neste ano no país.

Dois suspeitos foram presos, mas liberados logo após prestarem depoimentos por falta de provas. Apesar da Ordem dos Advogados - seccional de Mato Grosso (OAB-MT) ter levantado a possibilidade da morte estar associada à investigação referente ao pagamento de precatórios e ter levantado a suspeição da Polícia Civil para continuar na apuração do crime, a Secretaria de Estado de Segurança Pública manteve a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) à frente das deligências e até então o delegado trabalha com a tese de crime passional. (Fonte: EFE)
Ely Santantonio
Curto&Grosso


"Mamando" até arrotar nas gordas tetas do mutreteiro Chico Galindo "feras tucanas" piam grosso e viram costas para projeto "Canoa Furada" de Guilherme Maluf

Do RDNews: O deputado Guilherme Maluf, presidente do diretório municipal do PSDB, se tornou refém da bancada do seu partido na Câmara Municipal. Ele defende ruptura política com o prefeito Chico Galindo. Seria o primeiro passo para viabilizar o projeto de candidatura à sucessão do próximo ano. O problema é que os quatro vereadores tucanos, além dos suplentes que hoje estão legislando na vaga de titulares licenciados, não aceitam se distanciar do Palácio Alencastro motivado por algumas razões, entre elas apego a cargos e a outros benesses do poder. O tucanato, ainda influenciado pela gestão do ex-prefeito Wilson Santos, "abocanha" várias funções que vão do primeiro ao quarto escalão. Maluf chegou a convocar uma reunião da Executiva para esta semana com propósito de discutir rompimento, mas decidiu cancelá-la quando soube que os seus vereadores estavam se articulando para reprovar a ideia e, inclusive, convidaram Galindo e o presidente da Câmara Júlio Pinheiro, do mesmo PTB do prefeito, para estarem presentes ao encontro, mesmo se tratando de um debate interno.

Governador em visita ao Carumbé

O governador Silval Barbosa (PMDB) visita hoje(29) ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo presídio do Carumbé), a partir das 9 horas. A informação é do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR).

Ceguinho, já velhinho e alquebrado, mas bem tarado

A juíza da 6ª Vara Criminal de Cuiabá, Olinda de Quadros Altomare Castrillon, negou pedido de liberdade de prisão a um ex-presidente do Instituto dos Cegos de Cuiabá e colaborador da Associação dos Cegos de Mato Grosso, de 49 anos, que também possui deficiência visual. Ele é suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos e desde o dia 13 deste mês, o suspeito está detido no anexo 1 da Penitenciária Central do Estado, antigo presídio do Pascoal Ramos, na capital.

Ex-deputado Gilney Vianna, agora como escritor

Na próxima semana acontece a noitada de lançamento do livro "Poemas (quebrados) do Cárcere", de autoria do médico, ex-deputado federal Gilney Viana. O lançamento acontecerá na sede do Sindicato dos Bancários (rua Barão de Melgaço, 3.190, Centro, Cuiabá-MT), na quinta-feira, a partir das 18h30.

De olhos bem abertos contra roubalheiras em obras da Copa

A Agecopa e o Ministério Público Estadual fecharam uma parceria institucional que possibilitará um amplo controle na execução das obras. Durante reunião, o presidente da Agecopa, Éder Moraes Dias, explanou ao promotor do Patrimônio Público, Mauro Zaque, a importância de ter o orgão como parceiro na fiscalização dos contratos.

Ex-prefeito e médico em MT é preso após quase 3 anos desaparecido

A Polícia Judiciária Civil de São José do Rio Claro, após meses de investigação, localizou na quinta(28) o médico e ex-prefeito do município de Nova Maringá. Ele estava desaparecido desde 2008 quando foi afastado da função pública pelos crimes de peculato e improbidade administrativa. Gilmar Pereira Fagundes, 52 anos, teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça da Comarca de São José do Rio Claro. Nas diligências, os investigadores descobriram que ele estava residindo na cidade de Juti, em Mato Grosso do Sul, e trabalhava na profissão de médico. Ele foi afastado da prefeitura de Nova Maringá por uma liminar do Ministério Público Estadual em 2008. De acordo com o delegado que comandou as investigações Romildo Grota, o acusado na época tinha foro privilegiado por exercer cargo público e após as denuncias e o afastamento, ele desapareceu levando notebook e impressora da prefeitura.
Ely Santantonio
Curto&Grosso


Lino Rossi defende com unhas e dentes "aprontos" de Galindo

Radialista Lino Rossi é um dos que defendem abertamente o prefeito Chico Galindo (PTB) e ataca quem se coloca contra a privatização da Sanecap. Não aceita nem discutir o assunto, parecendo pau mandado do prefeito. Lino, para quem não se lembra, é aquele político envolvido no esquema que ficou conhecido como a "Máfia dos Sanguessugas". A observação é d'A Gazeta, na coluna "Aparte", edição desta sexta-feira (29).

Secretário de Indústria e Comércio preso em MT passa mal e acaba hospitalizado

Do RDNews: O secretário de Indústria e Comércio de Alto Taquari Erocy Scaini foi preso nesta quinta (28) por falta de pagamento de pensão alimentícia, a informação foi confirmada pelo delegado de Alto Araguaia Welber Batista Franco, que cobre férias do titular João Borges, mas ele não soube dar detalhes do caso. Logo após o cumprimento do mandado de prisão, Erocy, que também atua como presidente da Associação Comercial do município, passou mal e acabou sendo hospitalizado. A pressão dele ficou elevada, por isso, policiais o vigiam no hospital. Enquanto isso, amigos e familiares tentam levantar o dinheiro necessário para o pagamento da pensão. Informações dão conta de que o secretário deve R$ 29 mil.

"Bosta de cachorro" e Everton Pop são a mesma coisa para Roberto França

Do Mídianews: O ex-prefeito Roberto França, atual diretor de Marketing da Agecopa, ignorou as críticas do vereador Everton Pop, que vem exercendo uma função semelhante a de "garoto de recados" do prefeito Chico Galindo (PTB). Para tentar defender seu patrão das críticas e desgastes advindos da manobra que resultou na aprovação da lei que permite privatizar a Sanecap, Pop resolveu criticar a Agecopa. Consultado sobre as palavras de Pop, que disse que a ninguém sabe o que acontece na Agecopa, França foi peremptório: "Não vou perder meu tempo em responder para Everton Pop".

Grande Cristo Rei busca 100 mil assinaturas para por fim às malandragens de Murilo

Descontentes com os desmandos políticos na prefeitura de Várzea Grande, moradores da Grande Cristo Rei, prometem retomar o adormecido movimento “Fora Murilo”. A nova versão da mobilização contra o prefeito Murilo Domingos já ganha musculatura, moradores e lideranças se preparam para colher 100 mil assinaturas para pedir a cassação do alcaide como também de seu vice, o popular Tião da Zaeli.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ely Santantonio
Curto&Grosso


Forças ocultas trabalhando contra Riva e Silval


O governador Silval Barbosa e o presidente da Assembléia Legislativa José Riva tiveram uma conversa reveladora na quarta, por telefone, sobre as forças internas que tentam indispô-los politicamente, usando a imprensa. Concluíram que o chamado "fogo amigo" parte de alguém que era da cozinha do Paiaguás e foi fastado do Palácio recentemente.

Na falta do que fazer Galindo presta contas ao "Senadinho"

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, almoçou nesta quinta-feira (28-07) com os membros do "Senadinho". O encontro, realizado no Palácio Alencastro (sede da Prefeitura) durou mais de duas horas, e serviu para que Galindo fizesse um prestação de contas de sua gestão, principalmente das ações promovidas no primeiro semestre de 2011. Detalhe: o "Senadinho" é composto por ex-políticos e executivos aposentados de MT.

"Casas de Papelão" na mira do MPF em Várzea Grande

Denúncias de suposta má qualidade nas obras de construção das casas populares do residencial Milton Figueiredo, no bairro Capela do Piçarrão, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, são apuradas pelo Ministério Público Federal (MPF). O conjunto habitacional, contendo 308 imóveis, foi construído por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), desenvolvido pelo governo federal com a contrapartida da administração estadual. Ao todo, foram gastos R$ 11,3 milhões na obra.

Nem água Murilo consegue dar para alunos em VG

Do VGNotícias: No mês passado a prefeitura de Várzea Grande prorrogou novamente o contrato milionário firmado em 2009, com a empresa Rosane Miranda Buffet, para fornecimento de “lanchinhos”. No entanto, quando o assunto é “água de qualidade” para atender as necessidades dos estudantes de escolas do município, a prefeitura não tem dinheiro. Pais de alunos encaminharam para a reportagem do VG Notícias bilhete enviado pela diretora da escola “EMEB. Governador Jayme Veríssimo de Campos” comunicando que cada aluno tem que levar uma garrafa com água, pois, não há bebedouros suficientes.

700 servidores em passeata pedindo compreensão do governo

“Investigadores e escrivães, Sema e Detran. Governador porque não valorizar essas categorias?”. A indagação das três categorias, que reuniu cerca de 700 manifestantes em passeata por avenidas da Capital nesta quinta, estampou a faixa de protesto contra o governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) que é apontado de tratar com indiferença as negociações para o fim das greves.

Henry vai aos EUA em busca de qualidade para a Saude

No período de 17 a 24 de julho, o secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, realiza viagem aos Estados Unidos da América (EUA). O objetivo é conhecer os serviços de qualidade prestados pelas unidades de saúde consideradas referência mundial. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial no último dia 12, durante o período em que Henry irá se ausentar, quem assume o cargo é o secretário adjunto de saúde, Vander Fernandes.
Ely Santantonio
Curto&Grosso

Ex-amigo de Riva agora Deucimar conspira contra

O vereador Deucimar Silva (PP) tem dito aos mais próximos que não acredita na fundação do PSD. Um dos motivos seria o problema da legenda com a Justiça Eleitoral. "A cada dia que passa, aumenta o número de mortos em apoio ao PSD. Assim fica difícil", chegou a dizer. Na verdade, Deucimar Silva já vislumbrava a possibilidade de seguir José Riva, mas, após envolver-se em confusão dentro do PP, teve o nome rejeitado.

Graves denúncias contra a Defensoria Pública de MT

Representantes da ONG Moral elencam uma série de gastos supostamente irregulares praticados pela Defensoria Pública, que podem chegar a quase R$ 2 milhões. Segundo o presidente da entidade, Ademar Adams, foram utilizados, por exemplo, R$ 90 mil num evento de comemoração ao dia do defensor.

Família crê que prefeito foi assassinado por motivos políticos

A família do prefeito assassinado de Novo Santo Antônio (1.200 km a Nordeste de Cuiabá), Valdemir Antônio da Silva, conhecido Quatro Olho (PMDB), negou que o peemedebista tinha dívidas com agiotas e voltou atribuir o assassinato do chefe do Executivo a crime político. “Meu pai não tinha dívida em agiotagem e o que pode estar por trás deste crime é o interesse político” afirmou o filho do Quatro Olho, Jó Felizardo da Silva, 30 anos.

Recursos para desempacar obras do novo Verdão

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou, nesta semana, R$ 57 milhões referente a primeira parcela do financiamento da Arena Pantanal. Com essa liberação, Cuiabá se tornou a primeira cidade-sede a receber 20% da quantia investida em uma única parcela.

França bota boca no trombone e rufa pau em Galindo

O ex-prefeito Roberto França (sem partido) criticou severamente o momento político em que o atual prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), resolveu iniciar o processo de concessão do serviço de abastecimento de água da Capital. Na avaliação dele, os recursos federais disponibilizados para Cuiabá pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) possibilitam investimentos no setor.

Frota de carros roubados: Silval pede providências

O governo da Bolívia já identificou oficialmente a existência de 4,5 mil veículos brasileiros que foram roubados e regularizados no país vizinho. A informação é do governador Silval Barbosa (PMDB), que pediu providências ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a decisão do governo boliviano de regularizar todos os veículos sem documentação.

Rapidinho arrumaram em Brasília substituto para Pagot

O secretário-executivo interino do Ministério dos Transportes, Miguel Masella, vai assumir o comando do Dnit, em substituição a Luiz Antônio Pagot (PR). A informação é do jornal carioca O Globo.

Novo prefeito de Santo Antônio também teme ser executado

A cidade de Novo Santo Antônio, 1.200 km da capital Cuiabá, já tem novo prefeito: assumiu nesta quarta-feira, 27, o vice-prefeito Geraldo de Freitas, o Negão (PTB). O novo prefeito negou envolvimento na morte do prefeito Valdemir Antônio da Silva, o “Quatro Olhos”, que foi assassinado no último sábado 23. E mais: anunciou que também vem sendo ameaçado de morte. Não revelou, porém, de onde estariam partindo tais ameaças.

Pepino grosso na cola de apadrinhado do Antônio Pagot

O ex-superintendente do Dnit em Mato Grosso, Nilton de Britto, vai responder a processo administrativo disciplinar instaurado pela Controladoria-Geral da União (CGU). A decisão será publicada nesta sexta (29), no Diário Oficial da União.

Para com o baralho, Murilo!!!
Mesmo tratando criancinhas com pelancas que açougueiros dão para cachorro, prefeito de VG não dá conta do recado!
=======================
Funcionários fazem "vaquinha" para comprar merenda em creche de Várzea Grande


Doze creches públicas de Várzea Grande são assoladas pela ausência de itens essenciais na merenda escolar. Nas últimas semanas, a falta de abastecimento levou funcionários da Creche Aurélia Correia de Almeida, no bairro Maringá, a realizarem "vaquinha" para comprar açúcar, óleo e carne. As creches sequer têm recebido carne de má qualidade enviada pelo fornecedor. De acordo com a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Aparecida Cortez, grande parte da carne entregue continha somente pelanca e sebo. Em alguns casos, insetos mortos já foram encontrados junto ao gênero alimentício.
"Prefeito Mandrake" fez mágica e desapareceu com 380 vacas da merenda escolar!
=======================
Apresentador de TV chama ex-prefeito de corrupto e confessa receber R$ 12 mil para "encher a bola" do atual governante

Já era no final do programa quando o apresentador da TV Record de Juína Lelinho Kapich fez um desabafo ao responder o questionamento de uma telespectadora, que indagou ao apresentador o valor de R$ 400 mil, gastos com propaganda no município. O dinheiro é administrado por uma agência de Cuiabá. “Esses outdoors que tem aí, a secretaria de Assistência Social que vai fazer esse trabalho de divulgação, tem que fazer panfletos, tem que fazer isso, tem que fazer aquilo, ta incluindo nesses R$ 400 mil” – informou.

Mais adiante, o apresentador revelou quanto recebe por mês da prefeitura. “O meu, como eu não tenho segredo, é R$ 12 mil que é pago para a Z-8 (agência), que leva 20% e eu recebo R$ 9.400 por mês pára, por exemplo, eles estão aqui, não estou dando de graça não, inclusive quando vocês vêm aqui agradecer, vocês não tem que agradecer não, vocês estão pagando para aparecer aqui viu Luís” – explicou o apresentador se referindo aos secretários Luís Braz, Planejamento e Gisele Rodrigues, Assistência Social que estavam sendo entrevistados.

Para encerrar o programa, o apresentador ainda chamou de corrupto o ex-prefeito Hilton Campos. “Como fundador de Juína eu sempre como pessoa, admirei. Agora nós estamos falando do ex-prefeito Hilton Campos. Como prefeito foi corrupto como já falei aqui e provei. Comprou 380 vacas para merenda escolar e não entrou um quilo. Comprou 5 toneladas de sardinha num mercado em Cotriguaçu, acho que nunca entrou 5 toneladas de sardinha em Cotriguaçu, isso ex-prefeito Hilton Campos” – afirmou. A assessoria do ex-prefeito afirmou que vai entrar na justiça contra o apresentador.

(Ivan Pereira de Juina/24horasnews)
De arrepiar!!!
Polícia ainda perdida no CASO AURO continua indo na onda

de Bianca Correa e prende o matador "Azinha", que acabou não dando "farofa"

Está difícil para a polícia de Mato Grosso elucidar o assassinato do jornalista Auro Ida, que momentos após a execução parecia tão fácil. Anteriormente dito aqui no Cacetão, válido para hoje, se depender da ex-namorada do AURO (Bianca Correa) PARA RECONHECIMENTO DE VOZ, PORTE FÍSICO e outras coisas, a investigação está ferrada. Nota-se claro desinteresse da testemunha em se envolver ainda mais no drama, seja por medo de morrer ou pelo fato de estar encobrindo a participação de alguem conhecido na trama mortal. Eis os fatos novos estampados nesta quinta (28) por sites da capital, entre eles o Mídianews e Olhar Direto.

Detido por "assumir" a execução do jornalista

A Polícia Militar deteve mais um suspeito de ser o autor do assassinato do jornalista Auro Ida, 53, executado com seis tiros de pistola na madrugada do último dia 21, no Jardim Fortaleza, na periferia de Cuiabá. Trata-se de Diney Alves Queiroz, o “Asinha”, 25, detido na madrugada desta quinta-feira (28), no bairro Osmar Cabral. Ele chegou a ser levado até a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas sua participação foi descartada, uma vez que não tem o porte físico do criminoso.

Segundo as informações, Asinha foi detido após espalhar pelo bairro que o primeiro suspeito a ser preso – identificado como “Baby” – não era o matador do jornalista, mas sim ele. “Foi detido por causa da própria língua”, observou um policial plantonista.

Os militares, por sua vez, alegaram que o detiveram porque havia denúncias de sua participação na execução. Ao chegar na DHPP, Diney negou a participação no crime. Além disso, não foi reconhecido pela ex-namorada do jornalista, a jovem Bianca Nayara, 19. Ele será liberado após ser ouvido pelo delegado André Renato Gonçalves.

"Azinha" não é flor que se cheira: Já matou um!

Foi liberado há pouco pela Policia Civil o segundo suspeito de ter executado com seis tiros o jornalista Auro Ida, 53 anos, no bairro Jardim Fortaleza, há uma semana. Diney Alves Queiros, 25 anos, que atende pelo apelido de ‘Azinha’ já tem uma passagem na polícia por homicídio e, inclusive, já fugiu de uma viatura policial.

A prisão aconteceu por volta de 1h, no Bairro Osmar Cabral, no antigo Bar Tricolor. O suspeito foi levado à Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde prestou depoimento na manhã de hoje ao delegado responsável pelo inquérito, André Gonçalves, e foi liberado em seguida por não haver indícios que o vincule ao crime.
Ely Santantonio
Curto&Grosso

Preso suspeito de assassinar prefeito em MT

Na madrugada de quarta-feira (27) foi preso um suspeito de ter executado o prefeito prefeito Valdemir Antônio da Silva, o Quatro Olho (PMDB), morto com três tiros sábado passado. Informações dão conta que o acusado é da cidade de Goiânia e estaria numa comunidade chamada Barro Vermelho, no sábado (23), onde havia uma festa e também estava o prefeito Quatro Olho. Em depoimento, o suspeito confirma realmente que estava na localidade, porém nega envolvimento com a morte do chefe do Executivo. Um segundo homem que estava junto com esse investigado fugiu na hora do cerco.

Pesquisa aponta aprovação de Silval Barbosa

Há um ano e quatro meses na cadeira de governador, Silval Barbosa (PMDB) tem o mandato aprovado por 71,7% da população mato-grossenses. É o que revela a pesquisa feita pelo instituto Mark, em parceria com o RDNews. A amostragem fez o trabalho de campo entre 10 e 23 deste mês. Foram ouvidos 2.240 moradores de 51 dos 141 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Crimes na fronteira


Autoridades policiais, comandantes das forças armadas e chefes dos serviços de inteligência do Brasil e da Bolívia estão reunidos em La Paz, capital boliviana, desde esta quarta (27) para discutirem ações conjuntas de combate ao crime organizado na fronteira. A informação foi dada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) ao deixar o Ministério da Justiça, onde se reuniu com o secretário-executivo do órgão, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ely Santantonio
Curto&Grosso

Manchas amareladas e fedorentas no Alencastro

Repórteres de emissoras de rádio e TV que entrevistaram o prefeito Chico Galindo logo após a tentativa de linchamento no Palácio Alencastro, impedida pela PM a base de cassetetes, splay de pimenta e balas de borracha, notaram que o alcaide estava desconfortável e apressado em terminar a entrevista, após ser alertado por um assessor "puxa" que suas calças estavam manchadas nas partes baixas.

Repórter patricinha reclama de "catinga de cocô"

Consta que uma mocinha bonita e estreante nos microfones televisivos, enquanto esperava suas vez de perguntar chegou a reclamar com um câmera ao lado que não estava aguentando a cantinga de cocô na sala. O mesmo "puxa" interrompeu o assunto desconfortável informando que alguns vasos entupidos no Palácio Alencastro estariam ocasionando tal incômodo, mas que técnicos já estariam trabalhando na solução do problema: "Foi sabotagem. Encheram os vasos com papel higiênico. Deve ser coisa de alguns desses arruaceiros da Sanecap", informou o assessor.

Na hora do "pega pra capar" bateu desenteria em Galindo

Surgiu depois outra versão para o fato "catingudo": na hora do "pega pra capar" e achando que corria risco de vida, o prefeito trancou-se no banheiro com uma intermitente desenteria. Vai que na hora de limpar...

Riva retoma defesa do VLT e aponta viabilidade

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), voltou a defender o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como modal de transporte ideal para Cuiabá e declarou que, se o Ministério das Cidades não apoiar a decisão do governo do Estado, vai oferecer ao governador Silval Barbosa (PMDB) outras formas de se instalar ao VLT na Capital. “Essa história está mal-explicada, em nenhum momento alguém disse que depende do governo federal a implantação do VLT, o Estado é que tem autonomia para decidir sobre este assunto. Meu papel é ajudar, e se eu entender que o melhor para a capital do Estado é o VLT, não vou desistir”, disse Riva.

A solução apontada pelo presidente da AL

Questionado se daria tempo para concluir as obras do VLT, o progressista afirmou que sim, mas destacou que dependerá apenas da vontade política. Segundo ele, “todos os empresários do setor, garantem que em dois anos a obra é finalizada. Ele lembrou que uma das alternativas viáveis para a construção do modal seria a Parceria Público-Privada (PPP).
Ely Santantonio
Curto&Grosso


"Frei Dóia" quer servidores do Detran roendo osso de tatu

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN) estão em greve novamente. A paralisação, que estava suspensa desde o dia 11 de julho, foi retomada por tempo indeterminado ontem, visto que a categoria não conseguiu chegar a um acordo com o presidente do órgão, Teodoro Lopes (o Dóia) e representantes do governo.

A serviço de mafiosos Galindo trabalha contra o VLT

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), se recusou a assinar um documento, encaminhado pela Agecopa, onde constava que o VLT seria o melhor meio de transporte para Cuiabá. O mesmo documento foi encaminhado para o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos. Desta forma, a direção da Agecopa deseja fortalecer a decisão da Agência em optar pelo VLT.

Puxando o sacão de Chico Galindo com muito vigor

No seu programa na TV Cidade Verde, o vereador Everton Pop tem se notabilizado como grande "puxa-saco" do prefeito Chico Galindo. Elogia o alcaide diariamente, mete o pau em Lúdio Cabral e, pasmem, depois de cacetear o presidente da Agecopa e o governador Silval Barbosa, teve o rompante de mandar que acionassem o "telefone vermelho" e ligassem para o Luiz Becare, dono da TV, caso quizessem reclamar.
Gritando "FORA, GALINDO LADRÃO!" turba revoltada tenta invadir prefeitura para linchar prefeito cuiabano!
=======================
Tremendo feito vara verde, rodeado por secretários chorões, Chico Galindo só ficou calmo quando cerca de 100 PMs chegaram ao Alencastro para barrar revoltosos que já estavam quase dentro do palácio!
========================
Dois secretários tiveram crise de choro convulsivo (um chegou a desmaiar) enquanto Chico Galindo, trancado no banheiro (com repentina desenteria), sugeria fuga em massa pelos fundos do Alencastro, através da garagem!

Cerca de 6oo manifestantes tentaram invadir nesta quarta(27) a sede da Prefeitura Municipal de Cuiabá e entraram em confronto com a Polícia Militar, que buscava fazer a segurança do prédio. Revoltados,sem poupar palavrões ao prefeito Chico Galindo ("Fora Galindo, Ladrão!"... "Volte com sua quadrilha pra São Paulo!"), dando nítida impressão de que algo terrível ocorreria ao prefeito e seu secretariado, trabalhadores da Sanecap, curiosos, populares em geral, estudantes universitários e secundaristas, membros de sindicatos de classes, por pouco não conseguiram o intento, depois de uma resposta desaforada do prefeito de que não receberia ninguém "sem agenda pré-marcada".

Consta que ao saber do princípio de invasão, Chico Galindo e secretariado até então tranquilos e comendo biscoitos no sétimo andar do Alencastro, passaram a tremer feito vara verde, com dois auxiliares tendo crise de choro convulsivo e um deles chegando a desmaiar. Nervoso, Galindo trancou-se no banheiro (com intermitente desenteria) e até propôs uma fuga desesperada pela garagem do Alencastro, mas mudou de idéia ao ser informado que aquela parte do prédio também estava cercada por manifestantes armados com pedras e outros artefatos, entre eles rojões de longo alcance.

Cel. PM "abismado" com fúria dos revoltosos

Tão logo a Polícia Militar foi acionada pelo prefeito para conter a invasão cerca de 100 policiais cercaram o prédio. O Coronel Walter Silveira que comandou a operação chegou a se referir sobre os manifestantes como ‘bando’ e arruaceiros. “Em 18 anos de profissão, eu nunca vi uma pessoa agendar uma reunião e não ser atendida. Eles tentaram invadir a Prefeitura sem marcar nada. Não é um grupo, é um bando querendo arruaça, isso aqui é arruaça”, afirmou.

Gás de pimenta e balas de borracha para conter a multidão

Em determinado momento, quando o conflito entre policiais e manifestantes já havia se encerrado, uma garota apareceu chorando, afirmando ter levado gás de pimenta no rosto de um dos policias. No entanto, a polícia negou a afirmação. Segundo o coronel Walter, a polícia não usou a ferramenta em ninguém. Pelo menos quatro manifestantes levaram tiros de bala de borracha da Polícia Militar, durante o manifesto ocorrido na manhã desta quarta-feira (27), em frente à Prefeitura de Cuiabá, no Centro.


...

terça-feira, 26 de julho de 2011

Execução de AURO IDA
===================
Ligação de “ex” com traficante apurada
===================
Polícia investiga informação de que namorada anterior de jornalista assassinado tinha ligações com líder de tráfico. Inteligência da PF no caso
===================

A ex-namorada teria recebido um carro de presente do jornalista
=================
As denúncias recebidas pelos policiais dão conta de que a execução teria tido a anuência do "chefão", ao saber que o jornalista estava tendo caso com várias garotas locais, entre as quais sua ex-namorada. O traficante chegou a perguntar se o jornalista era de TV e como a resposta foi negativa, o criminoso não viu problemas


RENÊ DIÓZ
Diário de Cuiabá

A Polícia Civil está investigando a informação de que uma das mulheres que se relacionou com o jornalista Auro Ida, 53 anos, assassinado na noite da última quinta-feira, teria ligações com um traficante. A ex-namorada já teria recebido um carro do jornalista, que também chegou a arranjar-lhe um emprego na época em que os dois se relacionavam. A moça não é Bianca Nayara, com quem o jornalista namorava antes de morrer.

O delegado Antônio Carlos Garcia, titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), admitiu que a polícia está trabalhando com essas informações, mas preferiu não confirmar o nome questionado pela reportagem nem informar se a pessoa já foi interrogada pela polícia. Porém, ele comentou que a mulher se relacionou com o traficante antes de namorar o jornalista.

No mesmo dia, a polícia descartou a suspeita sobre um homem detido no mesmo bairro onde o jornalista foi assassinado. Já a Polícia Federal (PF) anunciou que seu setor de Inteligência auxiliará nas investigações.

A participação da PF foi confirmada no fim da tarde de ontem pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor), Téo Menezes, que, em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), solicitou a atuação federal.

Menezes explicou que a superintendência da PF se comunicou com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e acertou a colaboração. Menezes aproveitou para explicar que a atuação da PF não significará um inquérito paralelo, mas uma colaboração com a Polícia Civil. Antes da ajuda por meio da Inteligência, a PF já havia afirmado que ajudaria pelo menos disponibilizando estrutura.

Como argumentos para a participação da PF nas investigações, Sindjor e OAB mencionaram os prejuízos causados pela atual situação de greve na Polícia Civil e a hipótese de que a morte do jornalista tenha sido um crime de motivação política, o que fere o direito à informação e a liberdade de imprensa, como pontuou o presidente da OAB em Mato Grosso, Cláudio Stábile.

Sindjor e OAB também criticaram o fato de que a hipótese de motivação passional tem sido considerada praticamente a única linha de investigação para o crime, embora o titular da Sesp, Diógenes Curado, tenha afirmado que todas as hipóteses serão consideradas.

SUSPEITO - Voltaram à estaca zero ontem de manhã as investigações já em curso do assassinato de Auro Ida, executado com seis tiros de pistola no Jardim Fortaleza. Policiais militares detiveram ontem de madrugada um jovem de 19 anos sob a acusação de ser o pistoleiro contratado para matar o jornalista, a mando de um homem enciumado. Porém, o rapaz foi liberado por ausência de provas. O jovem foi detido por policiais militares em sua casa, no Jardim Fortaleza, próximo de onde ocorreu o assassinato.

A principal testemunha, a namorada de Auro, Bianca Nayara, não reconheceu o jovem como o autor dos disparos. Ainda durante a madrugada, ela foi chamada até a DHPP e afirmou não reconhecer o jovem como o autor do assassinato. Após a detenção, a mãe do rapaz autorizou os policiais a vasculhar a residência em busca da arma do crime, uma pistola calibre 380mm, mas nada foi encontrado. A casa fica vizinha de onde reside a testemunha e isso pode ter feito com que ela dissesse que não viu quem praticou o crime.

De lá, o jovem foi levado para a DHPP, onde foi ouvido pelo delegado Antônio Carlos Garcia. “Em princípio, não houve reconhecimento por parte da testemunha, não foi apreendida arma. Então, tivemos que liberar o rapaz”, informou o delegado. Garcia acrescentou que o suspeito não tem antecedente. Quando adolescente, chegou a ser detido por uso de entorpecente. Bianca foi ouvida no dia anterior pela polícia e reafirmou que não viu o criminoso. Ratificou a informação de que o assassino chegou de bicicleta e pediu para que ela saísse do carro, um Fiat Palio prata. Assim que chegou ao portão da casa, a menos de um metro da porta do carro, ouviu os disparos.

Havia a informação de que o jovem teria sido contratado por R$ 500, além de receber a pistola, como pagamento do crime de encomenda. O mandante seria um homem que não gostou de ver o jornalista envolvido com a namorada dele. As denúncias recebidas pelos policiais dão conta de que a execução teria tido a anuência de um traficante do bairro, ao saber que um jornalista estava tendo caso com várias garotas locais. O traficante chegou a perguntar se o jornalista era de TV e como a resposta foi negativa, o criminoso não viu problemas. (Colaborou Adilson Rosa)
Lúdio diz que apenas fez anotações e não "roubou" documentos

Em entrevista ao site RepórterMT o vereador petista, Lúdio Cabral, afirmou que o presidente da Câmaral, Júlio Pinheiro (PTB), não tem argumentos para justificar o erro que cometeu. O vereador garante que não roubou documentos da Presidência. "Não roubei documento algum, entrei na presidência em horário comercial e como tenho direito de ter acesso aos documentos para analisar, ninguém me barrou. O que fiz foi apenas um vídeo dos documentos, e os papeis que estavam comigo foram de anotações que eu fiz, e de uma cópia da lista de presença da sessão, que foi xerocada pela secretária", afirmou Lúdio

Assassinos de prefeito não são da região e testemunha flagrou a fuga

Os dois assassinos do prefeito de Novo Santo Antônio, Valdenir Antonio da Silva (PMDB), fugiram a pé após executar o chefe do Executivo na noite de sábado (24) com três tiros, e foram visto por uma testemunha. A princípio, a polícia acredita que ambos sejam de outra cidade ou até de outro estado, já que não usaram capuz e não foram reconhecidos. O crime ligado à agiotagem é refutado pela família, mas o delegado responsável pelo caso, Ilinei Santana Borges, informou em entrevista ao site cuiabano Olhar Direto que trabalha com várias frentes de investigação, não descartando também crime político devido à intensa briga na cidade.


Na defesa do VLT, Moraes admite forte pressão de lobistas do BRT

O governador Silval Barbosa já fez a opção, a Agência Executiva de Projetos da Copa do Pantanal considera viável e melhor, mais de 80% da população abraçou o projeto, porém, a definição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como principal projeto de mobilidade urbana para Cuiabá para o Mundial da Fifa de 2014 enfrenta um lobby poderoso do BRT. Foi o que admitiu o presidente da Agecopa, Eder Moraes, que estará em Brasília nesta quarta-feira, 27, para discutir a substituição da matriz de responsabilidade do Governo brasileiro, substituindo o BRT pelo VLT. “Esta havendo grandes pressões por parte de alguns empresários, do segmento de combustível, e do biodisel para que seja mantido o BRT” – revelou o executivo. “Mas não vejo como abortar esse sonho. Há um desejo de todos pelo VLT”. (24horasnews)
Identificado o garimpeiro que morreu esmagado em Apiacás

Donizete dos Santos, 36 anos de idade, este era a vítima de um acidente registrado em um garimpo, conhecido como Papagaio, no Rio Apiacás.

A 7ª Companhia informou que que foi comunicada do acidente na tarde da ultima quarta feira e se deslocou para a cidade, que fica à 200 Km de Alta Floresta, na quinta pela manhã.

Foram dois dias de intenso trabalho e na tarde da ultima sexta feira conseguiram retirar o corpo do garimpeiro debaixo de uma pedra que pesava em torno de cinco toneladas.

Bela Adormecida verdadeira passa 22 horas por dia na cama

A Bela Adormecida existe e chama-se Louisa. Tem 17 anos, parece uma princesa e dorme. Se nós contamos as horas de sono, a inglesa Louisa Ball conta o sono em dias. Dias e mais dias de uma adolescência que ela quase não viu passar.

Louisa Ball tem síndrome de Kleine-Levin, ou SKL, uma doença que não tem cura. Depois de dias de sono, ela acorda sem se lembrar de nada, cinco quilos mais magra e com muita fome.

A Bela Adormecida de verdade não vive em um castelo, e, sim, em uma casa comum, perto do mar, no sul da Inglaterra. O sono não foi provocado por nenhuma bruxa, e, sim, por uma doença rara. E a diferença mais importante é que, na vida real, o conto de fadas às vezes parece um pesadelo.
EPA! EPA! EPA! EPA!
Advogado do MCCCE é acusado de improbidade

================
Ação civil não tem andamento desde o ano passado porque oficiais de justiça não conseguem citar o profissional de direito

Oficiais de Justiça estão levando um baile na hora de intimar um advogado acusado pelo Ministério Público de Mato Grosso por ato de improbidade administrativa com reparação por dano moral difuso. Por vários dias os agentes da justiça têm batido atrás dos três endereços que ele forneceu no processo, sem sucesso.

Um sujeito driblar oficiais de justiça pode parecer apenas um ato de malandragem explícita, como muitos que ocorrem neste grosso mato. Processo de improbidade movido pelo MP nem ajuda mais a vender jornal. Virou “carne de vaca” no jargão dos editores, tamanha a proliferação de ações nesse sentido. Só o presidente da AL, deputado José Riva, responde a mais de 100.

O que chama atenção neste caso é a personagem do fato: o requerido em questão é o advogado Vilson Pedro Nery, um dos principais representantes no estado do Movimento Cívico de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCCE).

Nery é acusado pelo promotor de justiça da Comarca de Sorriso, Carlos Roberto Zarour Cesar, desde o ano passado, juntamente com Everaldo Antonio Cazzarotto, ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Ipiranga do Norte, um desses novos pequenos municípios gerados na fronteira agrícola. O processo judicial está parado desde então por falta de citação da parte, daí o baile mencionado no primeiro parágrafo deste artigo.

Em 2007, sem licitação, Cazzarotto contratou Vilson Nery e pagou em três parcelas de R$ 7.800,00 nos meses de abril a junho, totalizando R$ 23.400,00. O ato administrativo foi detectado pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado dentre inúmeras outras irregularidades encontradas na prestação de contas da Câmara de Ipiranga do Norte naquele exercício.

Na ação civil pública o promotor de justiça aponta que houve uma clara (e burra) tentativa de burlar a fiscalização dividindo o valor do pagamento em parcelas inferiores a oito mil reais, limite legal para as chamadas compras diretas, sem necessidade de licitação.


O promotor destaca que por se tratar de negócio jurídico para prestação de assessoria advocatícia a questão se apresenta ainda mais grave, pois a Câmara de Ipiranga do Norte dispõe de assessor jurídico no seu quadro de servidores. Zarour Cesar rechaça também a hipótese de inexigibilidade de licitação para a respectiva contratação em razão da evidente possibilidade de competição e pelo não cumprimento dos requisitos de notória especialização.

Na ação civil pública o promotor anota que foram feridos os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que devem ser norteadores da boa governança na administração pública. “As condutas ilegais estão em desacordo com a ética no trato da coisa pública e implica ofensa ao princípio da moralidade e ao dever de honestidade”, anotou.

O promotor pede o ressarcimento aos cofres públicos dos valores desviados corrigidos monetariamente. Ele rechaça alegação de desconhecimento da lei por parte dos acusados exatamente pelo fato de Vilson Nery ser profissional do direito. “A sociedade brasileira está desgastada com tanta corrupção, tantos desmandos, tantas fraudes, ao passo que a grande massa de cidadãos continua não tendo as condições mínimas de existência. Ressoa repugnante as condutas dos requeridos e cabe ao poder judiciário o banimento de tais atos por meio da condenação dos envolvidos”, destaca.

O advogado Vilson Nery foi procurado pela reportagem nos telefones fixo e celular disponíveis no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em nenhum dos dois foi possível ter contato. A reportagem não conseguiu localizar o ex-presidente da Câmara de Ipiranga do Norte. (Turmadoepa)
Riva culpa Blairo Maggi por dar 'força' à escolha do sistema BRT
=====================
Presidente da Assembleia Legislativa, defensor do modal VLT, não gostou nada de o senador ter dado preferência, mesmo de forma velada, ao 'bus rapid transit'

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP) acredita que há um lobby em favor do Bus Rapid Transit (BRT) - já que este modal de transporte ainda não estaria descartado - em detrimento do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), defendido por Riva, e encampado pela Agecopa e Governo do Estado. Porém, há um obstáculo colocado pelo governo federal: a realocação de recursos que estavam destinados ao BRT.

Na avaliação de José Riva, quem mais se destaca na defesa do BRT é o senador Blairo Maggi (PR) que, durante visita à Arena Pantanal, disse que “se ainda fosse o governador, escolheria o sistema de ônibus rápido.” Isso bastou para Riva pensar que Maggi está em “campanha” pelo sistema modal.

“O ex-governador Blairo Maggi, agora senador, nunca cedeu para fazer o estudo de viabilidade do VLT. Não posso aceitar isso. O BRT é um modelo saturado. Essas mentiras que estão sendo soltas por aí partem de pessoas que têm comprometimento com o BRT”, apontou Riva.

Riva acrescentou que o lobby pode ser percebido com a matéria divulgada no Portal UOL. Na matéria citava que o transporte não é apropriado para o Estado. Segundo o deputado, está faltando vontade política para implantação do VLT e afirmou que o governador Silval Barbosa (PMDB) não terá entraves para cumprir a obra.

“O governador Silval Barbosa não terá dificuldade para assumir esse compromisso. Pois temos capacidade de pagamento graças a amortização e renegociação da dívida externa. Além disso, o governo pode fazer por meio de uma parceria público-privada (PPP), pois há empresas do ramo conceituadas querendo fazer esse investimento”, enfatizou.

O presidente da Assembleia disse que a preocupação não pode ser apenas com custo da obra, mas também tem que analisar o modal que oferece qualidade, conforto, segurança e agilidade para desbloquear o trânsito da Capital.

“Eu quero ver se um dia o senhor Blairo Maggi vai pegar o BRT lá no aeroporto. E outra: no conjunto o VLT é mais barato, levando em consideração a troca da frota, manutenção das pistas e número de desapropriações”, citou.

A argumentação de Riva é quanto a manutenção que cada meio de transporte necessita. O BRT necessita trocar a frota de ônibus a cada sete anos e meio e o VLT entre 25 a 30 anos. Além disso, o asfalto do ônibus rápido precisa de manutenção constante por parte do Governo do Estado.

Riva considera prejudicial impasse na escolha. “É lógico que essa indecisão na escolha ora por VLT, ora por BRT compromete, é preocupante e fica muito evidente essa situação. Mas, não tenho dúvidas que o VLT é o melhor para Cuiabá. Não acredito que a Agecopa consiga fazer 3 mil desapropriações para implantar o BRT porque Cuiabá não tem planejamento para comportar esse sistema”, afirmou Riva.

VALORES

Com relação ao valor da obra, o deputado disse que não custa R$ 1,1bilhão para implantar o VLT. Riva disse que o colegiado de deputados teve acesso a essas informações ao ouvirem a palestra de um especialista e se mostraram favorável pelo sistema de trilhos.

“Tenho em mãos um estudo onde aponta que a obra ficaria em aproximadamente R$ 700 milhões. Pode ser que este valor a mais divulgado esteja incluído a urbanização da cidade, que é necessária fazer na implantação de qualquer dos dois modais”.

Riva anunciou que fará uma audiência pública em agosto para discutir os sistemas de transporte. “Enquanto parlamentares vamos cumprir o nosso papel de dar a oportunidade da sociedade de conhecer o melhor modelo”, concluiu.
(Hipernotícias)
Vice-governador classifica como MENTIROSA matéria estampada em manchete no RDNews

O vice-governador Chico Daltro contestou matéria no site RDNews, no Blog do proprietário Romilson Dourado, no domingo, sob título "Com apoio de Riva, Daltro sangra o governo Silval e busca mais poder". Diz que "vigora a mais tranquila harmonia" entre ele e o governador e toda equipe. O vice-governador afirma que "quaisquer especulações que possam eventualmente surgir não são verdadeiras, porque o clima de diálogo é franco". Se houvesse qualquer ruído nas relações, diz, este seria resolvido pelo diálogo habitual que sempre existiu entre ambos. Enfatiza que o compromisso do governo é de buscar soluções de interesse da sociedade. Silval também diz confiar em Daltro.


Entidades convocam manifestação contra Fantochico Galindo e outros traidores do povo, em defesa da Sanecap

Na quarta (27), o movimento popular cuiabano promove manifestação a partir das 8 horas da manhã, com concentração na Praça Ipiranga, para uma grande passeata de protesto contra a privatização da Sanecap. Os manifestantes estão sendo convidados a comparecerem carregando baldes vazios.
Campeão de rodeio (montaria em touros) morre em acidente fatal no Mato Grosso

Um acidente na MT 208 com vítima fatal aconteceu nesta tarde de segunda feira (25) em Alta Floresta, no Norte de Mato Grosso. O jovem campeão de montaria em touros, Leandro da Silva de 28 anos, junto com dois amigos, retornavam do município de Nova Monte Verde, onde atuavam num rodeio, e ao perder o controle da motocicleta veio a óbito no local. Leandro havia ganhado a motocicleta em pouco mais de um mês num rodeio em Paranaíta, motivo pelo qual a motocicleta CG-150 de cor vermelha não tinha a placa. Cerca de 20 km de Alta Floresta, em uma curva, o jovem perdeu o controle da motocicleta e se chocou contra o barranco, vindo a óbito minutos após o choque.

Vendedor executado com 5 tiros ao separar briga no quintal de casa, em VG

O vendedor Abílio Damião de Sene, 56, foi assassinado na madrugada desta terça-feira (26), com cinco tiros, que atingiram o tórax e cabeça. O crime ocorreu no quintal de sua casa, no Jardim Glória, em Várzea Grande, após separar uma briga envolvendo o filho e o namorado de sua ex-nora. Os dois homens estavam brigando, quando Abílio chegou para separá-los. O namorado de sua ex-nora, identificado como Santana, sacou um revólver e atirou cinco vezes, acertando todos em Abílio, que morreu na hora.
Inteligência da PF já atua nas investigações da morte de Auro Ida

O serviço de inteligência da Polícia Federal (PF) já está atuando para elucidação do caso que envolve a execução do jornalista Auro Ida, revelou a TVCA em seu jornal vespertino. De acordo com informações do presidente da OAB-MT, Cláudio Stábille, o superintendente do PF no Estado, Cezar Augusto Martinez, respondeu à solicitação feita pela OAB-MT e o Sindicato dos Jornalistas para que a Polícia ajudasse ou tomasse frente nas investigações do crime, já que Polícia Civil continua em greve. Segundo Stábille houve uma conversa entre o secretario de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, e o superintendente PF, onde ficou acordado apoio entre as instituições para desvendar as motivações e quem foi o mandante do crime.


Foragido, pastor é preso com maconha no centro de Porto Alegre

Um homem que se passava por pastor foi preso nesta terça-feira no centro de Porto Alegre (RS). De acordo com a Polícia Militar, com uma Bíblia, ele pregava na rua Voluntários da Pátria quando foi abordado e revistado. Com ele, foram encontradas 188 g de maconha, segundo a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Detalhe macabro: Dois anos atrás, antes de se viciar em drogas e passar também a traficar, o mesmo homem tinha sido expulso de uma igreja evangélica onde atuava como pastor. Depois foi preso, fugiu da prisão e, clandestinamente, voltou a "evangelizar" ao mesmo tempo em que vendia drogas.

Juiz mantém Murilo Domingos no cargo de prefeito

Murilo Domingos continua no cargo ao conseguir nesta terça, na Justiça, mais uma decisão favorável. A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou o agravo regimental (recurso) do Ministério Público Estadual que pretendia derrubar outra liminar que devolveu o cargo a Murilo no início de maio.

Pelé nomeado embaixador do Brasil para a Copa

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, será o embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. O decreto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira e anunciado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. Pelé reuniu-se com a presidente e disse que, apesar da responsabilidade, "não poderia deixar de aceitar o convite". Disse ainda que o povo brasileiro deve acreditar que o País fará uma boa Copa. "A presidente disse que fará todo o esforço para que o Brasil entregue bem a Copa".
Juiz adia julgamento de ex-jogador acusado de matar ex-mulher a facadas

O juiz Marcelo Augusto Oliveira, do 1º Tribunal de Júri do Fórum da Barra Funda, adiou o julgamento do ex-jogador de futebol, Janken Ferraz Evangelista, acusado de matar a ex-mulher em São Paulo e fugir com o filho. Ana Claudia Melo da Silva, 18, foi assassinada a facadas em sua casa no dia 22 de março de 2009 na casa da vítima, na zona sul de São Paulo. A jovem foi encontrada morta no chão do banheiro de empregada do apartamento, na avenida do Cursino, com diversos ferimentos de faca no pescoço.

Cientistas descobrem maior reservatório de água do Universo


Cientistas descobriram um quasar com o maior e mais distante reservatório de água do Universo, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância. Gás e poeira formam nuvens ao redor do buraco negro central do quasar. A água, em forma de vapor, equivale a 140trilhões de vezes toda a água do oceano da Terra.

Aposentada guardava 31,5 toneladas de lixo dentro de casa

Uma aposentada de 63 anos acumulou 31,5 toneladas de lixo dentro de casa em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). O material estava no quintal, nos dois cômodos do imóvel, e foi retirado por agentes da Divisão de Controle de Zoonoses na segunda-feira (25). Maria de Lurdes Teixeira, dona do imóvel, afirmou que tirava o sustento com a venda do material, que ela recolhia pelas ruas e levava para casa num carrinho velho de bebê.

Empresário é suspeito de encomendar morte de advogado no PA

Um empresário é suspeito de ter encomendado a morte do advogado Fábio Teles Santos, 28, assassinado na semana passada em Cametá (212 km de Belém). Ele ainda não foi encontrado pela polícia, e o nome não foi divulgado. Segundo a OAB-PA (Ordem dos Advogados do Brasil), o suspeito é dono de uma joalheria e possui terras no Estado e em Minas Gerais.
Mulher que encontrou camisinha em extrato de tomate deve ser indenizada

A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu conceder indenização por danos morais de R$ 10 mil a uma consumidora de Lajeado que achou uma camisinha dentro de uma lata de extrato de tomate, após o preparo da refeição da família. A empresa pode recorrer. Segundo informações do tribunal, a mulher alegou que percebeu a presença de mofo dentro de uma lata de extrato da marca Elefante, da Unilever. Ela disse que já tinha usado parte do molho para fazer almôndegas quando encontrou a camisinha enrolada no fundo da lata. A descoberta teria causado enjoo e vômitos em toda a família.

Trapalhadas e mentiras
========================
"Chaves": Carlos Villagrán, o Quico, chama Roberto Bolanos de trapaceiro


Carlos Villagrán, intérprete de Quico, resolveu atacar mais uma vez Roberto Gomez Bolaños, criado e protagonista da série.

Em entrevista ao site mexicano LaBotana.com, Villagrán chamou seu ex-colega de trapaceiro. “Ele não paga impostos sobre os royalties que cobra”, acusou.

O humorista também fez um questionamento: “Por que fizeram uma homenagem somente a ele, quando todos nós triunfamos?”, e afirmou que o personagem que mais gera dinheiro a Bolaños é o Quico. “E eu não recebo nem cinco centavos. Tudo quem leva é o Roberto, que é multimilionário. Tudo que ele faz, ele se registra como escritor, mas já está pagando, porque está trocando dinheiro por saúde”, atacou.

Na entrevista, Carlos Villagrán também não poupou Florinda Meza, atriz que viveu Dona Florinda no seriado, com quem já teve um romance. Porém, há anos, ela é casada com Roberto Bolaños.

“Ela gosta de se fazer de vítima”, alfinetou. “Ela usa relógios de plástico nas entrevistas, quando tem casas em todos os lugares”, revelou. (Uol)
Preso linchado por colegas de cela em Mato Grosso

Diego Fabiano Pereira, 23, foi linchado pelos “colegas” enquanto tomava o banho de sol na Cadeia Pública de Juína (735 Km a noroeste de Cuiabá).O espancamento ocorreu antes da vítima completar um dia detido acusado de furtar duas motocicletas na segunda-feira. Ele levou diversos socos no rosto e ficou com a face bastante inchada e ensanguentada. Também sofreu alguns golpes de chuços e queimaduras nas costas. Hospitalizado, seu estado é considerado grave.

Lúdio Cabral pode ser cassado por roubo de documentos

A Mesa Diretora da Câmara Municipal acusa o vereador petista de ter invadido e “surrupiado” documentos. Segundo palavra do presidente Júlio Pinheiro (PTB), a Câmara encaminhará o caso para a Comissão de Ética da casa alegando falta de decoro e Lúdio poderá ser cassado.Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (26), os vereadores apresentaram um vídeo do circuito interno de segurança. As cenas mostram o vereador oposicionista entrando em uma sala sem nada nas mãos e retornando com um calhamaço de papel.

"Frei Dóia" continua na pica do Saci Caolho

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Mato Grosso entram novamente em greve nesta quarta-feira (27). A categoria não recebe aumento salarial desde 2008, o que deflagrou a primeira paralisação no dia 28 de junho que durou por 11 dias, sem acordo com o governo. O presidente do órgão, Teodoro Lopes, o Dóia, não está sabendo como lidar com a situação.

Pistoleiros executam rapaz em Várzea Grande

Devid da Silva, 28 anos, foi executado com 6 tiros, na tarde desta terça-feira (26), no bairro Cristo Rei. A vítima estava em frente a sua casa, na rua 19, conversando com amigos quando dois homens na passaram em uma moto e atiraram. Foram 6 tiros fatais.

Rita Lee manda mato-grossenses “sifudê”

A passagem da vovó do rock, Rita Lee, por Chapada dos Guimarães, na semana passada, continua causando polêmica. Após receber inúmeras reclamações no twitter por ter confundido o nome dos estados de MT com MS, Rita Lee mandou todos "sifudê"(sic). Em poucos toques, Lee soltou suas farpas. "Ok seus putos, eu errei no Matogrosso do Sul. Mas o erro maior foi o d vcs por terem nascido. Meu cordial vāo sifudê", disse a rockeira.
Usando memória do falecido Auro Ida, Marcos Coutinho (Olhar Direto) faz lobby contrário ao VLT

O deputado José Riva, dias atrás, denunciou que uma montanha de dinheiro tinha desabado sobre Cuiabá, trazida a Capital por grandes industrias e políticos interessados na implantação do BRT.

Basta acompanhar os "furos" furados de sites, emissoras de TV e jornais interessados em agradar os financistas.

Ontem foi a vez do Romilson Dourado (RDNews) "furar" todo mundo com a afirmativa clara e desavergonhada de que o governador Silval Barbosa já havia optado pelo BRT. Foi desmentido logo pela manhã (de hoje) tanto por afirmativas contrárias do próprio governante como por explicativa entrevista do presidente da Agecopa, Eder Moraes, expondo os motivos da inviabilidade do BRT para Cuiabá e VG.

Hoje, uma notinha do Marcos Coutinho (Olhar Direto) deixa bem claro para quem é a torcida global, no tocante modal de transporte de massas.

O saudoso Auro dizia...

Olhar Direto

O saudoso Auro Ida tinha razão. Ninguém, nem a classe política, empresarial, imprensa, a sociedade, ninguém questiona a opção do governo pelo VLT. Amanhã o governador Silval Barbosa vai a Brasília argumentar sobre as vantagens do VLT. Pena o governo federal não conhece a realidade da periferia de Cuiabá e Várzea Grande para saber que a população anda na lama e na poeira para chegar a um ponto de ônibus descoberto, ser castigado pelo sol, para pegar um ônibus velho. E pena também que o governo não saiba que o VLT não vai resolver os problemas crônicos de transporte na baixada.
Canil do Alencastro
Vereador Everton Pop é cachorrão bem alimentado e obediente ao prefeito mercador Chico Galindo?


Fonte: MídiaNews

Em seu programa "Cidade 40 Graus", na TV Cidade (Band/12), na segunda-feira (22), o apresentador-vereador Everton Pop (PP) abriu o jogo e fez uma defesa, digamos, intransigente do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal e que prevê a possibilidade de concessão do serviço de abastecimento de água e esgoto na Capital, a polêmica "privatização" da Sanecap.

Num discurso, que seria mais apropriado para a tribuna do glorioso Legislativo cuiabano, EP só faltou se desmanchar na defesa do prefeito Chico Galindo (PTB), do qual, não por acaso, é líder. Tanta ênfase, tanta excitação, na defesa do nobre alcaide, a propósto levou o leitor, que se identifica apenas como Arthur, em mensagem ao MidiaNews, fazer uma observação pertinente: "O Pop já está sendo chamado de 'pitbul' do Chico Galindo". Faz sentido.
Após vista de Maria Erotides, Agravo Regimental que pede afastamento de Murilo Domingos volta a julgamento


O Agravo Regimental interposto pelo Ministério Público do Estado (MPE) que pede o afastamento do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), irá voltar a julgamento hoje (26.07). O processo foi apreciado na sessão ordinária do Tribunal de Justiça que ocorreu na última terça-feira (19.07), porém, a desembargadora Maria Erotides (2ª vogal) pediu vista e foi adiada a conclusão do mérito.

No entanto, a tendência é que o recurso seja desconhecido pelo pleno, já que no julgamento anterior o relator do processo, Antônio Horácio Silva, declarou pelo não reconhecimento do Agravo Regimental e o juiz Juracy Persiani (1ª vogal) acompanhou o seu voto.

Silval Barbosa admite que obras em MT podem ser prejudicadas com saída de Luiz Antônio Pagot da direção geral do Dnit

O governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu que a saída de Luiz Antônio Pagot da direção geral do Dnit, ocorrida nesta segunda feira (25), pode sim atrapalhar a execução de grandes obras viárias em andamento no Estado, e que agora, Mato Grosso tem que lutar para não perder mais espaço ainda junto ao governo Federal.

“Nós estamos trabalhando sim sobre ‘perda de espaço’ e já falei com meu partido, mas nós não sabemos o que a presidente Dilma definiu, ou vai definir e se esse cargo (Dnit) continua com o PR. Se continuar, quem tem o poder de bater o martelo são os representantes do PR aqui no Estado para indicar”, disse.

O peemedebista afirmou que o que estiver ao alcance dele, será feito para o Dnit continue sendo uma indicação de Mato Grosso.
Golpe mortal em sanha vendilhona de Fantochico Galindo
Cuiabá: juiz suspende lei que autoriza privatização da Sanecap


Fonte: Só Notícias/Alex Fama


O juiz da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública, Cézar Francisco Bassan, acatou pedido de liminar e suspendeu a sessão da Câmara de Cuiabá que levou a aprovação da Lei autorizando a concessão dos serviços de saneamento à iniciativa privada. Com isso, a aprovação da lei fica prejudicada. A decisão foi proferida, ontem à noite, e atendeu ao pedido protocolado pelo vereador Lúdio Cabral (PT), que é contra a privatização da Sanecap.

O parlamentar alegou que a Poder Legislativo realizava ação fora do parlamento, que teve sua participação, no mesmo momento em que na sede da câmara era realizada a sessão para aprovação da lei. Na decisão, Bassan argumenta que "A não obediência às disposições sobre o processo legislativo constitucionalmente previstas acarretará inconstitucionalidade. Demonstrado está, as escâncaras, que o Processo Legislativo foi atropelado exatamente pelos representantes do povo, a quem incumbe a tarefa constitucional de representá-lo", aponta trecho da decisão.

O advogado do vereador, Mairlon Rosa de Quiroz, acredita que a decisão que suspendeu os efeitos da Lei que prevê a concessão dos serviços de saneamento veio na hora certa, pois o prefeito já havia sinalizado com a intenção de, nos próximos dias, abrir o processo de licitação. "Como a Lei foi aprovada infringindo o devido processo legislativo, a não concessão convalidaria as arbitrariedades praticadas pela mesa da Câmara. Apesar de ser decisão em sede de liminar, são vários os fundamentos para confirmação da decisão liminar no mérito", afirmou o advogado do vereador, Mairlon Rosa de Quiroz, por meio da assessoria de imprensa do parlamentar.
Máfia do Transporte Coletivo tenta enfiar goela abaixo do povo cuiabano o ultrapassado BRT
Desapropriações para BRT sairiam muito mais caras, argumenta Eder


Laura Nabuco (RDNews)


A quantidade de desapropriações necessárias para a implantação do VLT será o principal argumento do presidente da Agecopa, Eder Moraes, durante a reunião em que apresentará, de forma oral, os estudos de viabilidade do modal para a cúpula dos ministérios das Cidades, sob Mário Negromonte, do Esporte, sob Orlando Silva, e do Planejamento, sob Paulo Bernardo. "O Estado não tem condições de arcar com as desapropriações que estão previstas no projeto do BRT que está a Caixa Econômica Federal", enfatiza.

Eder reforça que a decisão do Estado é pelo VLT e joga para o governo federal a responsabilidade de encontrar uma solução para pagar os cerca de R$ 1 bilhão previstos em desapropriações, caso sejam feitas novas mudanças nos planos. "Eu quero que eles nos digam porque não fazer um sistema mais moderno, que vai trazer mais conforto para a sociedade", ressalta.

Para se defender das críticas ao preço de implantação do VLT, cerca de quatro vezes mais caro que o modelo defendido pela União, Eder usou como argumento o regime de licitações aprovado especialmente para as obras da Copa. Ele lembrou que a nova regra não permite nenhum aditivo nos contratos e que, por este motivo, os projetos deveriam ser feitos com o máximo de cuidado. "Nós não estamos pedindo nenhuma doação. Esse valor será financiado. Qual o problema em se financiar R$ 600 milhões a mais?", questiona.

O presidente ainda denunciou a existência de um lobby de setores ligados à produção de biodiesel e de pneus para a implantação do BRT no Estado. Apesar das acusações, ele preferiu não entrar em detalhes. Garantiu apenas que sua posição em relação às obras não levará em consideração este tipo de pressão.

A existência de lobby por parte de empresas de ônibus já havia sido anunciada pelo presidente da Assembleia, José Riva (PP), primeiro defensor do VLT no Estado.
Leitor do Mídia News aponta falhas grotescas da polícia estadual

Rafael D
26.07.11 11h30
"Parabéns a Polícia que executou uma excelente diligência: prendeu o suspeito as 22h00min e mesmo sabendo que não pode entrar na casa dos outros a noite, exceto em flagrante, ainda por cima esperou 5h para entrar no imóvel e executar "àquela" varredura. .. com certeza o criminoso seria bonzinho e deixaria o revólver em cima do sofá pra facilitar as buscas... a polícia sabe que a melhor postura a ser adotada foi ter feito a diligência a noite, sem mandado, jamais se poderia deixar para o dia seguinte, com um mandado de busca e apreensão que facilmente se pode obter, e com isso teria o fator surpresa não dando chance para a mãe do suspeito ou ele mesmo esconder a arma do crime. Parabéns mais uma vez a incrível capacidade de nossa Polícia...


Suspeito de matar Auro Ida é liberado mas continua sendo investigado


José Trindade
24 Horas News



Mesmo liberado, o acusado vai continuar sendo investigado e seus passos estão sendo monitorados. Sua prisão provisória não está descartada

O principal suspeito de matar o jornalista Auro Ida, 53 anos, assassinado às 22h50, da última quinta-feira, 21, já está em liberdade. A Polícia Militar prendeu o acusado depois de três dias de campana na casa da mãe da do acusado na Rua F-11 no Jardim Fortaleza.

Evair Peres, o “Baby”, de 19 anos, foi preso às 22h30 desta segunda-feira, 25. O acusado chegou à Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) no início da madrugada.

Ainda pela madrugada o acusado foi colocado em liberdade. A Polícia não encontrou provas. A voz de “Baby” não foi reconhecida pela testemunha ocular do crime, a estudante Bianca Correa, namorada de Auro Ida.

A vida de um brilhante jornalista, segundo apurou a Polícia Militar, teria custado R$ 500,00 e uma pistola, a mesma arma usado na execução. Auro morreu, segundo ainda a PM, a mando do tráfico de drogas que teria financiado a pistolagem.

As investigações, no entanto, segundo a Polícia, continuam. Apesar de liberado, “Baby” continua sendo um dos principais suspeitos e também vai continuar sendo monitorado. A Polícia não descarta representar pela prisão temporária do acusado.
Palhaçada? Falta de competência da Polícia Estadual?

Sinceramente, se depender do reconhecimento visual ou auditivo da namorada do falecido Auro Ida, a polícia de Mato Grosso está ferrada. Mais do que claro ficou a sua deterninação (medo de morrer) em não cooperar no reconhecimento do assassino(s) de Ida, muito antes da polícia iniciar as investigações. Foi clara também ao afirmar em entrevistas que não nutria amor pelo executado, que estavam "apenas se conhecendo melhor". Muito estranha também, depois de tanta "propaganda" pós prisão feita pela polícia estadual, a rápida liberação do suspeito de ser o executor de Auro Ida. No mínimo, uns quatro dias seriam necessários para elucidar alguns detalhes apresentados com tanta convicção e reproduzidos com destaque aqui no Cacetão, em matéria anterior... Palhaçada? Falta de competência?

Suspeito de envolvimento na morte de Auro Ida é liberado por não ter voz reconhecida
==================
Evair Peres Madeira tem 19 anos, é usuário de drogas e não tem nenhum antecedente; ele foi preso pela Polícia Militar

ALIANA F. CAMARGO
Marcos Raimundo/HiperNoticias

O suspeito de ter envolvimento com a morte do jornalista Auro Ida, Evair Peres Madeira, 19, preso na noite de segunda-feira, já foi liberado nesta manhã de terça-feira (26) já que Bianca Naiara, testemunha ocular do caso, não identificou a voz do suspeito.

Evair Peres foi preso após denúncia anônima, no bairro Jardim Fortaleza, onde mora, e levado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) às 23h para passar pelo reconhecimento da jovem namorada do jornalista. Bianca Naiara disse ao delegado Antônio Carlos Garcia que a voz de Evair não era da pessoa que cometeu o crime.

Mediante autorização da mãe do suspeito, policiais fizeram revista na casa e não encontraram nenhuma arma ou indícios que pudessem concretizar o envolvimento do rapaz, que foi liberado logo em seguida.

Evair Peres, usuário de drogas e sem passagem pela Polícia, não será descartado do caso. A Polícia Civil recebeu outras denúncias, mas até o momento não conseguiu chegar aos suspeitos.
Vida a preço de banana: R$ 500
“Soldado do tráfico” preso acusado de atirar e matar jornalista Auro Ida


José Trindade
24 Horas News


O homem acusado de matar o jornalista Auro Ida, 53 anos, assassinado às 22h50, da última quinta-feira, 21, foi preso às 22h30 desta segunda-feira, 25. A vida de um brilhante jornalista teria custado R$ 500,00 e uma pistola, a mesma arma usado na execução, segundo a Polícia. Auro morreu a mando do tráfico de drogas que teria financiado a pistolagem.

O suposto pistoleiro, um soldado do crime organizado à serviço do tráfico de drogas, é Evair Peres, o “Baby”, de 19 anos, preso pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar com apoio do major Esnaldo Souza Moreira, comandante do Batalhão de Santo Antonio de Leverger.

O acusado, segundo a Polícia, sumiu do bairro Jardim Fortaleza, onde mora com a mãe, desde a madrugada de quinta-feira para sexta, após a execução do jornalista Auro Ida, e só voltou na noite desta segunda-feira quando foi preso.

"Baby" contou aos policiais comandados pelo major Esnaldo, que estava na casa da avó dele, no Jardim Florianópolis, em Cuiabá, passando uns dias. Lá, ele (Baby" cortou o cabelo estilo "Neymar, jogador do Santos. "Ele cortou o cabelo para não ser reconhecido", comentou o major Esnaldo.

O acusado tem três passagens pela Polícia por posse de drogas, o que comprovaria seu "trabalho" à serviço do tráfico. As investigações apontam que "Baby" teria sido contratado pelo ex-marido da namorada de Auro, a estudante Bianca Correa, de 19 anos.

A Polícia também investiga a participação de um outro jovem que apareceu nas investigações como ex-namorado de uma outra mulher com quem o jornalista também estaria mantendo um relacionamento amoroso, que teria começado antes de Bianca..

A prisão aconteceu numa casa da Rua F-11, do Jardim Fortaleza. O acusado nega a participação no crime. As investigações, tanto da Inteligência da PM quanto de policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), chefiados pelo delegado André Gonçalves, indicam fortes indícios da participação de "Baby", para sustentar sua prisão.

Os policiais não puderam entrar na casa de Baby devido o adiantado da hora e porque a Polícia não tinha o mandado de prisão, nem provisória, nem preventiva, muito menos o mandado de busca e apreensão para localizar a arma do crime, uma pistola calibre 380.

“Beby”, o apelido de Evair Peres, foi transferido para a DHPP, onde chegou por volta dos 30 minutos da madrugada desta terça-feira (26). O acusado seria ouvudo em depoimento ainda nesta madrugada pelo delegado André Gonçalves.

Apesar da prisão, a Polícia Militar mantém uma viatura em frente à casa de “Baby” para evitar que alguém retire a pistola usada para matar Auro, que estaria dentro da casa. “O delegado André Gonçalves representou pela prisão temporária do acusado e pela busca e apreensão na casa na tentativa de manter o acusado preso e localizar a arma do crime”, informou o major Esnaldo.

As investigações, que também estavam sendo acompanhadas por policiais da DHPP, devem ser aceleradas ainda mais com a prisão de "Baby". A Polícia, inclusive, não descarta outras prisões nas próximas horas, caso é claro, os mandantes e os contratantes da execção de Auro Ida não fujam após tomar conhecimento da prisão do suposto pistoleiro.

Mato Grosso contra ação de mafiosos do transporte coletivo
Governador vai a Brasília defender VLT e afirma que não cede à pressão


Mato Grosso deve apresentar sua defesa oral amanhã (27), em Brasília, junto ao Ministério das Cidades sobre por que o Estado decidiu mudar o modal de transporte anteriormente escolhido para ser implantando visando a Copa de 2014. De acordo com o presidente da Agecopa, Eder Moraes, a apresentação do projeto de implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), será feita e defendida por ele, e que a defesa que fará sobre a mudança de BRT para VLT, será feita principalmente em cima do alto custo das desapropriações para implantação do BRT. “Sabemos que os custos para essas desapropriações girariam em torno de R$ 1 bilhão e não temos de onde tirar”, disparou.

O governador Silval Barbosa (PMDB) disse que não irá ceder à pressão e que escolherá o modal de acordo com as possibilidades financeiras do Estado. “Muito se fala, e querem tirar de mim apressadamente uma resposta quanto ao VLT ou BRT. Eu já adianto que qual dos sistemas que eu optar em executar, dentro dos nossos recursos financeiros, vamos executá-lo dentro do prazo. Amanhã devo ir a Brasília para tratar disso”, declarou o governador. (Olhar Direto)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Gente interessada em ver o circo pegar fogo em Mato Grosso!
Em comentários anônimos e bem ferinos o ex-secretário de Fazenda do Estado e atual presidente da Agecopa, Eder Moraes, já é apontado como "mandante" da execução de Auro Ida!



(Ely Santantonio)

Mesmo fora de Mato Grosso tenho acompanhado os fatos envolvendo a execução do Auro Ida, jornalista competente, atencioso, mas do qual não fui amigo ou tive os mesmos privilégios agora ostentados por muitos escrevinhadores MT afora. Nossa convivência sempre se limitou a "oi, tudo bem?" seguido de meia dúzia de frases apressadas. Sinceramente, fiquei sabendo da sua fama de "comedor" só após o seu assassinato.

Ao contrário do que o deputado Júlio Campos afirmou, Ida começou em Mato Grosso, em 1982, no jornal Correio da Imprensa, do falecido J. Maia Andrade, posteriormente adquirido por "laranjas" do próprio Julinho, dado a insistência do Maia em denunciar e vincular o envolvimento da família Campos no assassinato do candidato a prefeito por VG, Celso Quintella. Editor do Correio da Imprensa na época, antes do fechamento e venda: Ivaldo Lúcio.

Precipitadamente, internautas afoitos, anônimos e travestidos de moralistas (se é que existem de fato!), já apontam o ex-secretário de Fazenda e atual presidente da Agecopa, Eder Moraes, como suspeito de ser o mandante (ou um dos mandantes) da execução de Auro Ida.

Não tenho carta branca, incumbência ou qualquer acerto do tipo para defender Eder Moraes, que por sinal só conheço pela TV, e que desperta inveja, inimizades e paixões diversas por conta da intrepidez com que age. E com certeza, mesmo que lhe propusesse algo assim, certamente recusaria. Com a fama que tenho, tal defesa funcionaria o contrário e acabaria sendo sua sentença de desmoralização pública, morte ou prisão... Descrédito geral.

No entanto, o caso é sério. O assassinato de Auro Ida tanto pode ser ação bem sucedida de um amante ciumento da jovem Bianca Correa, que poupou sua vida na certeza de que a terá de volta, extremamente grata; ou de algum figurão (inimigo pessoal de Eder Moraes e Silval Barbosa) interessado em ver o circo pegar fogo em Mato Grosso, ocorrendo com Eder o mesmo sucedido ao comendador João Arcanjo Ribeiro que, na minha humilde concepção, não seria burro ao extremo de mandar executar Sávio Brandão, sabendo dos riscos que o seu império passaria a correr. O tempo mostrou isto. Vamos aos comentários ferinos, extraidos do site Olhar Direto. Detalhezinho... Por serem anônimos ou "editados" por personagens fictícios (Carlos Lopes, Rildo, PMsss, etc.) há o risco de muitos deles - entre alguns escritos por figuras conhecidas na Capital e bem reais - terem sido originados na própria fonte:

A primeira "punhalada" em cima de Eder Moraes

por CARLOS LOPES, em 25/07/2011 às 21:06

ESCANDALOS DOS PRECATORIOS SE DIVULGADO SERA O MAIOR DE MATO GROSSO E UM DOS MAIORES DO BRASIL. DINHEIRO PUBLICO ROUBADO E TEM EX-SECRETARIO, HOJE NA AGEPORCA, QUE AINDA CANTA DE GALO. CALMA SEU MOÇO ,ARCANJO TAMBÉM ERA TODO PODEROSO E CAIU E O SEU FIM ESTÁ PROXIMO.



Ferrro II
Documento comprovando "transação" com precatórios?

por rildo, em 25/07/2011 às 20:57

FIP 005 - Extrato de Empenho 30102 - Recursos Sob a Supervisão da Secretaria de Estado de Fazenda DATA: 29/01/2010 PEDIDO DE EMPENHO: 30102.0001.10.00190-7 EMPENHO: 30102.0001.10.00084-0 Credor: 1993.08170-7 Nome: Construtora Andrade Gutierrez SA Endereço: Bairro: Complemento: Belo Horizonte - MG CEP: Fone: Identificação: CNPJ - 17.262.213/0001-94 Dotação Orçamentária: 30102.0001.28.846.996.8011.9900.33909100.100.1.1 Tipo de Despesa: Não aplicável à Licitação Tipo de Recurso: Normal Nº do Pedido de Adiantamento: Tipo de Empenho: Ordinário Data Limite Prestação de Contas: Histórico: Empenho do PED Nº 30102.0001.10.00190-7 Controles Financeiros: Valor do Empenho: 40.000.000,00 Total Estornado: 0,00 Total Liquidado: 40.000.000,00 Total Pago: 40.000.000,00 Saldo a Liquidar: 0,00 Saldo a Pagar: 0,00 Total Recolhido: 0,00 Total Cancelado RP: 0,00 DATA OCORRÊNCIA VALOR DOCUMENTO HISTÓRICO 29/01/2010 Liquidação 40.000.000,00 30102.0001.10.00085-7 Refere-se a pagamento da 5ª parcela do Precatório 37/97 da CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S/A, relativo ao Proc. 82679/09-SEFAZ (apenso os Processos nºs.97504/09-SEFAZ, 119233/09-SEFAZ e 86664/09-SEFAZ) Passivos do extinto DVOP (Ação de cobrança nº 28.286/91 - 11ª Vara Civil da Comarca de Cuiabá). 29/01/2010 Nota de Ordem Bancária (NOB) 40.000.000,00 30102.0001.10.00112-4 Pagamento do Empenho 30102000110000840 e Liquidação 30102000110000857

Tentativa de desacreditar o delegado Antonio Garcia

por NEGO, em 25/07/2011 às 20:37

GENTE, preseta atenção no comportamento do Delegado Garcia, pois ele fica o tempo todo falando em crime passional , por trafico , por ladrão de banco , mas nunca de mando. DAQUI A POUCO ELE VAI SUGERIR OU DIZER QUE RECEBEU INFORMAÇAO DE QUE O IDA SE SUICIDOU.

Em "códigos mortais", outro querendo acabar Eder Moraes

por PMssssssssss, em 25/07/2011 às 18:15

????!!!!!>>>>> QUEM SABE AGORA estoura a Bomba do nosso PRECATORIOOOOO 12.900, QUE SOBROU dos + de 19.800, e ainda nem MAGGIIIIIIIIII e muito menos SILVALLLLLLLL + RIVAAAA paga + pro cara que o FINADOOOOOOOO tava investigando eles paga 100%%% nós sabemos que é::: **querem comprar nosso por 20 a 30% >>> ele mora no FLORAISSS CUIABAAAA lá PM, PC e nem viatura pode entrar Ordem de 1 CORONÉLLLLLLL PM que foi CHEFE DA ..... esse cara tem BMW, MERCEDES e TUCKSON (vermelha, amarela etc..)

Denúncia contra parlamentar que "mamou" R$ 16 milhões em precatórios

por MArcelo, em 25/07/2011 às 17:36

Sei que tem um Deputado Estadual foi o cabeça pegou R$ 16.000,00 milhoes, onde ele comprou uma casa em JURERE INTERNACIONAL, e uma ferrari prata F 430, com interior vermelho, e outros Dep. pegaram na faixa de R$ 2.000,00. Hj em dia o governo inventa precatorio, por isso a sua desvalorização.

Outra "grave denúncia" envolvendo parlamentares de MT


por ANTONIO CARLOS S FREIRE, em 25/07/2011 às 15:00

A Mafia dos Precatórios, transformou o Governo numa verdadeira Casa da Moeda, ao emitirem precatórios sem lastro em ação judicial com transito em julgado como preconiza a Lei de Compensação. Aliás, circula no Mercado Paralelo, Cartas de Credito que foram renunciadas perante o Tribunal de Justiça, fundamentada em uma lei que está atacada por duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade - ADIN. Mas, há dois deputados que ainda assim negociam explicitamente esses "créditos".



Mais ferro...
Comparando Eder Moraes ao comendador João Arcanjo

por Thomas, em 25/07/2011 às 14:26

Acho que um certo "executivo" muito ligado a copa do mundo passou da medida agora. Tão esperto, mas cometeu o mesmo deslize de seu auterego João Arcanjo: matou um jornalista. Só não vai me inventar um viagem pra projetos pra copa no Uruguai viu presidente, que aí já é burrice demais.

Insistindo com Silval Barbosa e até Dilma Roussef


por nostradamus, em 25/07/2011 às 14:25

Em confirmando o nexo de causalidade da morte do Auro ligada a venda de precatorios, por favor representantes da OAB busquem suporte investigativo na esfera federal, pois não tenho duvida que a situação estara envolvendo pessoas de muita influencia, poder de decisão e verdadeiros arquivos vivos do Estado. Mascaras devem ruir!!!! Governador, Vossa Excelência deve focalizar todos os esforços a vossa disposiçao solicitando apoio a Presidente Dilma para esclarecimento dessa queima de arquivo!!!

Lembrando Wilson Santos que denunciou máfia dos precatórios

por fabricio lhp, em 25/07/2011 às 14:02

por maxi, em 25/07/2011 às 13:44 Na última campanha para governador Wilson Santos se referiu à máfia dos precatórios, só não prestou atenção quem não quiz. Aíás, oh população tapada essa aqui do MT - Quem é Wilson Santos para falar de roubalheiira de alguem:?: ahh é aquele que trocou as luminarias da cidade toda e colocou uma lampada e abajur com preço de tv de lcd 42", sim é aquele que fez a grande av. das torres com asfalto parecendo bolacha agua e sal que descasca com o sol, sim é aquele que fez Eta Tijucal que até hoje não tem agua em lugar nenhum da cidade, o unico que lucrou foi ele e seus secretarios, sei que é só não sei onde ele esta vc sabe esperão???

Com conhecimento de causa apontando eficácia do matador

por Jota Gomes, em 25/07/2011 às 13:26

Independente das motivações para o asssassinato do jornalista Auro Ida, o crime foi praticado, com toda a cereteza, por um pistoleiro profissional muito bem treinado em técnicas de abordagem utilizada pelos batalhões de operações especiais da PM. A vítima não teve chance de ver o rosto de seu algoz e a acompanhante igualmente. O calibre da arma utilizada e a precisão dos disparos, todos letais, indicam que o homicida não é um amador nem bandidozinho de periferia. Ainda que a Polícia Civil insista na tese da passionalidade como motivo do crime, o caso requer atenção redobrada por ser o jornalista um reporter investigativo que detinha, sabidamente, informações comprometedoras para personalidades poderosas nos meios empresariais e políticos. A sociedade exige o crime seja apurado com rigor e presteza e que os culpados sejam apresentados à Justiça o quanto antes.

Dossiês rolando solto pelas bandas da Sefaz: medo de morrer ?

por SANDRINHA PARTE II, em 25/07/2011 às 13:10

E ainda tem mais.....Sei de 2 funcionários da Sefaz que ja mandaram fazer um dossiê, pois estão com medo de sofrer represálias por ter revogado as procurações para advogados ligados com um certo deputado polêmico... Espero sinceramente que o site publique esta coisas que estou falando, pois é de muita importância que investiguem 2 deputados que estão até na tampa envolvidos com os precatórios... Além do mais isto já se tornou até uma m....... Italiana, onde os homens mantém agentes infiltrados na PGE, na SAD, Etc........Só para comprovar o que estou falando, tenta vender uma certidão de crédito...Mas antes passe pela PGE....Loguinho o comprador desiste do negócio, e acha certidões a preço de banana.....Então é isto....a polícia federal precisa começar as investigações pela PGE, SAD, e pelo gabinete de um deputado bem influente e de outro bem barraqueiro......Aqueles que nem Zeus conseguem tirar do poder....

Bicicleta pode ser disfarce por parte do matador de aluguel

por Itamar, em 25/07/2011 às 12:22

O fato de o criminoso chegar de bicicleta é apenas estratégia. Muitos aproveitam de uma situação para eliminar alguém e deixar cair a culpa sobre o último caso. No local do crime o bandido estava de bicicleta, mas nada impede que a 400 metros ele esteja com uma moto ou carro aguardando. E também devemos lembrar que no Bairro do Crime, residem um grande número de homens que vivem da pistolagem. Sobre os precatórios, não duvidem, quem leu o Correio Brasiliense a uma semana e acompanhou o caso dossiê de 2 milhões de reais, sabe que tudo é possível.



O bairro inteiro sabe quem mandou matar Auro Ida

por carol, em 25/07/2011 às 12:16

O bairro inteiro onde o jornalista morreu ja sabe quem matou e quem mandou, talves se a policia desse mais atenção a população eles tambem saberiam, só quem não quer ver não descobriu ainda é uma pena que fiquem investigando pessoas que não tem nada ve enquanto o assassino esta solto pra acabar com a vida de mais um inocente......

Documentos secretos teriam causado a execução de Auro Ida?

por ROBERTO CARLOS AZEREDO SILVEIRA, em 25/07/2011 às 11:52

NOS ÚLTIMOS ANOS, SOUBE QUE MUITA GENTE ENRIQUECEU EM MATO GROSSO POR CAUSA DE NEGOCIAÇÃO DOS PRECATÓRIOS... GENTE QUE COMPRA PRECATÓRIOS POR 30% DO VALOR ORIGINAL E DESCONTA EM IMPOSTOS PELO VALOR DE FACE... QUEM SABE, AURO IDA TERIA CONSEGUIDO PROVAR, COM DOCUMENTOS, O QUE TODOS SABEM APENAS DE "OUVI DIZER"...

Jornalista Pacheco explica como age um "corno" valentão e matador

por RONALDO PACHECO, em 25/07/2011 às 11:49

Eu não acredito nessa "conversa fiada" de crime passional... É uma piada...! Assassino movido a paixão, que se sente "traído", não pensa para executar "o outro", nem deixa impune a mulher que supostamente o traiu. Sem dúvida, trata-se de crime político. Eu tenho convicção disso, porque conhecia Auro Ida muito bem e, também, suas táticas de investigação, sempre em silêncio e devagar... É crime POLÍTICO, sim... Contudo, setores da Polícia Civil e até parte da imprensa pretende "emplacar" a idéia de que trata-se de crime passional... Ora, bolas... Me poupem..!

Outro Pacheco ferrando mais deputados da "legislação passada"

por Edivaldo Pacheco, em 25/07/2011 às 11:15

Um grupo de assessores de dois ou três deputados da legislação passada usou e abusou sim da negociação com pregatórios. Alguém do governo liberava um montante alto em valores nas negociações que eles realizavam. Só uma investigação vai apurar o tamanho da negociara. No entanto, esse fato pode não haver relação com o crime

Fama de "comedor" de Auro Ida pode ser causa da morte ?

por hum???, em 25/07/2011 às 10:45

Com base em que vocês concluírem que o assassinato poderia ter ligação com alguma matéria que o jornalista fazia, em especial essa dos precatórios??? Será mesmo que alguém do crime organizado contrataria um pistoleiro que fosse executar o serviço de BICICLETA? Lógico que é mais provável que o assassinato tem a ver com a vida pessoal do jornalista!!!!!