Contador de visitas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ovo cozido em urina de crianças é petisco popular em cidade da China

Iguaria vendida na rua faria bem para a saúde, segundo tradição local.

===========
Mas médicos afirmam que costume pode gerar problemas sanitários.

Da Reuters (G1)


É final de tarde na cidade de Dongyang, no leste da China, e os pais ansiosos buscam seus filhos após um dia agitado na escola primária.

Mas é apenas o começo de uma hora movimentada para dezenas de vendedores de ovos em toda a cidade, na província litorânea de Zhejiang, que se preparam para fazer um lanche único e adorado pelos moradores locais.

Bacias e baldes de urina de meninos são coletados dos sanitários das escolas primárias. Trata-se do ingrediente chave na fabricação dos "ovos de meninos virgens", uma tradição local de molhar e cozinhar os ovos na urina dos meninos, de preferência com idade inferior a 10 anos.

Não há nenhuma boa explicação para o fato de precisar ser a urina dos meninos, apenas tem sido assim há séculos.

A matéria prima dos ovos de Dongyang (Foto: Aly Song/Reuters)A matéria prima dos ovos de Dongyang (Foto: Aly Song/Reuters)
Ge Yaohua prepara o petisco (Foto: Aly Song/Reuters)Ge Yaohua prepara o petisco (Foto: Aly Song/Reuters)
Ge degusta os polêmicos ovos (Foto: Aly Song/Reuters)Ge degusta os polêmicos ovos (Foto: Aly Song/Reuters)

O cheiro desses ovos que estão sendo cozidos em panelas de urina é inconfundível para pessoas que passam pelos muitos ambulantes que vendem a iguaria em Dongyang, alegando que tem propriedades notáveis para a saúde.

"Se você comer isso, você não vai pegar uma insolação. Esses ovos cozidos na urina são deliciosos", disse Ge Yaohua, de 51 anos, dono de uma das mais populares barracas de venda de "ovos de meninos virgens".

"Eles são bons para sua saúde. Nossa família come os ovos em cada refeição. Em Dongyang, toda família gosta de comê-los."

Nenhum comentário:

Postar um comentário