Contador de visitas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Reunião entre o governador Silval Barbosa e deputados estaduais nesta terça, no Palácio Paiaguás, definiu ida de Sérgio Ricardo para o TCE e outras mudanças que ocorrerão na Mesa Diretora da AL




Teve um clima tenso no início, mas aos poucos os ânimos foram serenando e os acordos e acertos sendo definidos... Após uma longa reunião com o governador Silval Barbosa(PMDB) no Palácio Paiaguás, nesta terça (8), os deputados anunciaram a ida de Sérgio Ricardo (PR) para o Tribunal de Contas. Segundo o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD), outros parlamentares externaram a vontade em assumir a cadeira deixada pelo conselheiro Alencar Soares mas, diante da intenção do republicano, recuaram. A decisão já era esperada, tendo em vista que, nos bastidores, o republicano nunca escondeu o desejo de integrar o Pleno do TCE. Dos 24 parlamentares, estavam ausentes somente Percival Muniz (PPS) e Gilmar Fabris (DEM). Silval discutiu com os deputados uma série de assuntos, como a crise no MT Saúde, incentivos fiscais, impostos para pequenas empresas, rombo na saúde pública numa OS implantada em Colíder e a precariedade nas rodovias estaduais. A cobrança por liberação de emendas parlamentares tomou maior tempo da reunião. Silval reafirmou que cada deputado terá direito aos R$ 3 milhões já definidos nos projetos e que vai autorizar a liberação de imediato.

Quando entrou em debate a vaga no TCE a ser indicada pela Assembleia, o governador se retirou da reunião. Assim, os deputados aproveitaram para, ali mesmo no Paiaguás, promover a reunião do Colégio de Líderes. Definiu-se, então, o que já se esperava: indicação de Sérgio para o TCE. Apesar disso, o republicano continua evitando falar sobre o assunto e preferiu sair do gabinete do governador, sem conversar com a imprensa. A sabatina de Sérgio acontece nesta quarta (9), às 9h, e deve ser apenas uma mera formalidade. Ele vai ser perguntado e questionado sobre algumas questões técnicas e, a exemplo do que ocorreu com a sabatina de Alencar, não há risco dos parlamentares reprovarem o nome de Sérgio.

Com a saída dele da Assembleia, o primeiro suplente Ondanir Bortoline, o Nininho (PR), se torna titular da vaga e Mauro Savi (PR) assume o posto de primeiro-secretário da Mesa Diretora. Savi, inclusive, se articula para chegar à presidência do Legislativo, cuja eleição acontece em julho e a posse em 31 de janeiro. Na vaga de Savi na Mesa Diretora assume o terceiro-secretário Dilmar Dal Bosco (DEM). Airton Rondina, o Português (PSD), passa a ser o terceiro-secretário. Com isso, a quarta-secretaria fica vaga. O nome pode ser definido em reunião do Colégio de Líderes. Português está licenciado e Valdizete Nogueira (PSD) ocupa a cadeira.

No Pleno do TCE, Sérgio se junta aos conselheiro Antonio Joaquim, José Carlos Novelli, Valter Albano, Waldir Teis, Domingos Neto e ainda ao auditor-substituto Luiz Henrique de Lima, que substitui Humberto Bosaipo, afastado do órgão por determinação da Justiça. Com a missão de fiscalizar e apreciar balancetes dos órgãos públicos municipais e do Estado, cada conselheiro ganha mensalmente R$ 23 mil e possui prerrogativa de desembargador do Tribunal de Justiça. O cargo é vitalício. (Fonte: RDNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário