Contador de visitas

domingo, 24 de junho de 2012

IBAMA FECHA GARIMPO DE OURO QUE FAZIA MILIONÁRIOS NO PARÁ
===============
Donos da área perderam maquinários e terras foram embargadas pela Justiça Federal



O responsável pela atividade irregular, um conhecido garimpeiro da região, foi multado em R$ 378 mil e ainda teve a propriedade embargada pelo instituto (Foto: Divulgação)

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, na última semana, dezenove bombas-hidráulicas, utilizadas na extração ilegal de ouro, e meio quilo de mercúrio durante a operação Soberania, realizada nas proximidades da Reserva Indígena Kayapó, em Cumaru do Norte, sudeste do Pará. Um dos responsáveis pela atividade irregular, conhecido garimpeiro milionário da região, foi multado em R$ 378 mil e ainda teve a propriedade embargada pelo instituto. Cerca de 100 homens trabalhavam na extração ilegal do minério. Não se conhece a identidade dos sócios. O uso sem controle do mercúrio, que é uma substância tóxica, coloca em risco solo, rios, peixes e também os trabalhadores envolvidos na garimpagem. Cerca de 130 hectares de área sofreram graves danos ambientais para a retirada do ouro, com derrubada da vegetação e "lavagem" do solo. Denunciantes anônimos informaram que no local eram extraidos (clandestinamente) cerca de 50 quilos de ouro por mês.



=======

Pesquisadores se unem para desvendar mistério do 'pé-grande' =======



Voluntário de museu em Willow Creek, na Califórnia (EUA), segura molde gesso representando uma pegada do 'pé-grande'. (Foto: Rich Pedroncelli/AP)Voluntário de museu em Willow Creek, na Califórnia (EUA), segura molde gesso representando uma pegada do 'pé-grande'. (Foto: Rich Pedroncelli/AP)

Pesquisadores europeus se uniram na tentativa de desvendar o mistério do “pé-grande”. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e do museu de zoologia de Lausanne, na Suíça, além de aficionados sobre a história da criatura, decidiram no mês passado compartilhar amostras que poderiam elucidar a existência do "pé-grande", também conhecido como "Yeti" e "abominável homem das neves". Os pesquisadores planejam se concentrar em amostras de pelos, com a realização de testes genéticos em alguns fios. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário