Contador de visitas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

OUTRO ESCÂNDALO ABALA IGREJA CATÓLICA
Bispo argentino é flagrado com mulher em praia no México

=======================

O Globo,Com La Nación
=======================

El Vaticano evaluaba una sanción o forzar la renuncia anticipada de monseñor Fernando María Bargalló obispo de Merlo-Moreno y presidente de Cáritas Latinoamérica, fotografiado en una exclusiva playa de México abrazado a una mujer, con quien mantendría un romance desde hace meses.

El nuncio apostólico, monseñor Emil Paul Tscherrig, elevó un informe a la Santa Sede después de la difusión televisiva de las fotografías del prelado bonaerense y tras reunirse con el secretario general del Episcopado, monseñor Enrique Eguía Seguí.

Fuentes eclesiásticas dijeron que Bargalló puede ser desplazado de su cargo de inmediato, a raíz de que “su conducta privada estaba reñida con su función pastoral”.

En tanto, otras fuentes episcopales dijeron a esta agencia que Bargalló “habría presentado su dimisión anticipada al gobierno pastoral de la diócesis, para evitar un escándalo mayor”.


BUENOS AIRES — O Vaticano estuda nesta quarta-feira se vai punir ou forçar a renúncia de Fernando María Bargalló, bispo da Diocese de Marlo-Moreno, em Buenos Aires, e presidente da Cáritas na América Latina e Caribe. Bargalló foi fotografado abraçado com uma mulher em um resort de luxo na costa mexicana. Os dois teriam um romance há meses.

Bargalló, de 59 anos, garante que a mulher é apenas uma amiga de infância. A Santa Sé já foi avisada das imagens do bispo. Segundo fontes eclesiásticas citadas pela agência argentina Diários y Notícias, Bargalló pode ser destituído do cargo imediatamente. Outras pessoas próximas ao caso, no entanto, dizem que o bispo já tinha apresentado sua demissão antecipada “para evitar um escândalo ainda maior”.

As imagens, que mostram o bispo junto com uma mulher na praia de Puerto Vallarta, no México, teriam sido tiradas em janeiro do ano passado. A mulher nas fotos seria uma empresária do ramo da gastronomia, dona de restaurantes em Buenos Aires.

A divulgação das imagens causou revolta entre membros da Igreja e políticos, sobretudo porque Bargalló, que também chefia a Cáritas na Argentina, contestou várias vezes o governo de Buenos Aires por políticas sociais e mais atenção aos setores mais pobres do país. Muitos se perguntam quem pagou o custo das férias em um resort de luxo. Além disso, a polêmica reacende a discussão sobre o celibato sacerdotal.

Um comentário:

  1. A MÍDIA SÓ SE OCUPA DE ESCÂNDALOS DE CLÉRIGOS?
    Interessante! Quando algum clérigo católico incide numa fragilidade moral, em especial da alta hierarquia, publicam-no em relevância com imenso alarde. Porém, quando alguém solteiro ou casado, em evidência pastores e obreiros evangélicos casados, os quais são apreciadores de serem modelos de cristianismo procedem mal, fica aproximadamente ou por isso mesmo.
    Veja a quantidade de católicos e outros em situação irregular matrimonial, às vezes em 3 ou mais uniões; há-os aos milhares, sem citar os de relações avulsas, quase necessitando descobrir quem não coparticipa disso; e muitos ainda se aproximam da mesa da comunhão... a qual para essas pessoas é sacrílega!
    As obrigações são as mesmas proporcionais a cada estado individual: solteiro, casado, viúvo quanto à fé e as tentações de Satanás submetidas ao clero não são as mesmas ao leigo, pois os escândalos sacerdotais têem imenso reflexo na perda das almas.
    Esse mau procedimento é problema particular, fraqueza pessoal do sr. Bispo, que terá de justificá-lo, se conseguir a Deus; nunca devemos nos pautar nisso, mas cuidando-se, quem sabe, posso proporcionalmente ser muito pior que ele e nem dar por fé nisso e ainda relaxar-me na religião por causa de fragilidades alheias ou até, quem sabe, tentar justificar-me minhas fraquezas por cima de outros!
    Há um site protestante-evangélico especialista em publicações de erros atualizados de pastores e membros dessas seitas e idem da Igreja; o que há de pastores e obreiros vinculados a pedofilia, estupros e outros "rolos"...

    ResponderExcluir