Contador de visitas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O PODEROSO DEPUTADO JOSÉ RIVA, PRESIDENTE DA AL-MT, NA VISÃO E ANÁLISE DO JORNALISTA ADEMAR ADAMS

==============

 "Os processos (contra Riva) não param, e volta e meia sai uma sentença, um acórdão, que só não espocam na dita grande imprensa, porque Riva gasta cerca de 25 milhões por ano para calar, desde a TV Centro América até a rádio Canavial de Denise"

===========

"Temos de lembrar que até o Fantástico e Faustini, o “repórter sem rosto”, da poderosa Globo ele conseguiu calar"
 
(Matéria originalmente publicada no PáginadoE)

Deputado Geraldo Riva, com "a maior folha corrida do País", foi destaque na revista Veja, de circulação nacional



A reportagem da Veja reascendeu o debate em torno dos mais de 100 processos que o Ministério Público move contra José Riva.
O deputado e seus bajuladores, todos pagos com verba da Assembleia, direta ou indiretamente, vêm dizer que é matéria requentada.
=============
Requentada não é. O assunto está presente no cotidiano de Mato Grosso. Os processos não param, e volta e meia sai uma sentença, um acórdão, que só não espocam na dita grande imprensa, porque Riva gasta cerca de 25 milhões por ano para calar, desde a TV Centro América até a rádio Canavial de Denise.
===============
Um dia destes um desembargador afastou Riva do mando administrativo da Assembleia, mas a TV Bujão de Gás não noticiou. E eu não sei como o tal do Zarhan vive ganhando prêmio Brasil a fora…
Mas, se em Cuiabá todo mundo sabe da podridão da dita “casa cidadã”, o Brasil desconhece. Se a corrupção na Assembleia tivesse uma cobertura como a do chamado “mensalão”, o povo iria pedir a prisão perpétua de muitos deputados.
=============
Então, tem muita gente do povo que acha que a culpa do Riva estar impune é do Ministério Público. É e não é. Os promotores fazem um trabalho magnífico, mas quando chega à cúpula, mais precisamente na Procuradoria Geral a coisa para. Antes era o simpático Paulão, que só enrolava. Agora é o “Cético” que acha que só daqui a mil anos, quando o nosso povo será igual aos finlandeses, a coisa vai ter solução.
==============
Porque mais de cem processos?

Se alguém tiver a paciência de dar uma olhada nos processos, verá que em cada uma deles tem como réus Riva, Bosaipo e diversos servidores da casa, mais a coparceira, uma empresa de fachada, que deveria receber o dinheiro. Algumas existiram mesmo, outras os “donos” de nada sabem e tem uma que o proprietário já tinha morrido quando da sua constituição.
================
Os cheques estão lá, relacionados e fotocopiados com a assinatura dos dois deputados. E têm o endosso para sacar na boca caixa, o que é proibido.
Assim, cada processo tem o envolvimento de uma empresa diferente da outra. E mais, se fosse juntar tudo num só processo, teria mais de 80 mil páginas. Como manipular um processo destes? Quantos meses um juiz iria levar para ler todo ele? Quando chegasse à metade, já teria esquecido o começo.
==================
O que o Riva quer é procrastinar o julgamento, pois ele sabe que lá no final a condenação é inevitável. Ele faz todas as chicanas possíveis, para travar a decisão final. Chegou ao ridículo de entrar com ação por danos contra um juiz que o condenou, buscando com isso impedir o magistrado do continuar atuando nos processos contra ele. Ainda bem que o Tribunal não deu guarida a esse tipo de achaque.
=================
Uma parte do MP não é séria?

No dia da última posse do Riva na presidência da Assembleia, ele estava sendo entrevistado na TV Centro América. A grande jornalista Luzimar Colares não deixou de perguntar a ele sobre a centena de processos. Ele tentou justificar o grande número de ações dizendo que isso só existia porque uma parte do Ministério Público não era séria.
Pensei comigo: agora ele vai se dar mal com esta acusação gravíssima. Os dias passaram e nada aconteceu. Nem a Associação do MP pediu explicações, muito menos o Procurador Geral. Ora, deveriam pedir direito de resposta e exigir que o deputado dissesse quem no MP não era sério. Cheguei a cobrar uma atitude do doutor Marcelo Ferra, mas ele se fez de desentendido.
=================
E agora o deputado, e aqueles com “Riva” à bico de pena no carro, vêm dizer que a Veja fez matéria paga contra ele. Que foi Pedro Taques e não sei mais quem que armou essa “calúnia”.
==================
Eu penso que se o Riva fosse macho mesmo deveria pedir direito de reposta à revista. E mais, devia processar a Veja por calúnia e difamação. Mas ele só tem coragem de processar o Enock, a Adriana Vandoni, a Keka Werneck, o Ceará e este humilde jornalista.
================
Mas temos de lembrar que até o Fantástico e Faustini, o “repórter sem rosto”, da poderosa Globo ele conseguiu calar. O homem não é fraco não! (Por Ademar Adams)



Ademar Adams ( jornalista em Cuiabá)





Nenhum comentário:

Postar um comentário